Monte da Cal, 100% Syrah, Alentejo, 2009

cal_garrafa

No Alentejo estamos para mais uma vez apresentarmos um Syrah de qualidade, e que não deixa os seus pergaminhos por mãos alheias. Trata-se, como já perceberam, do Syrah de Monte da Cal. “O Monte da Cal Syrah tem aromas a frutos maduros a amora e cereja preta. Na boca tem corpo e taninos bem integrados. O final é longo.” A graduação alcoólica é de 13,5%.

Segundo o produtor “acompanha bem peixes assados no forno, carnes vermelhas grelhadas ou estufadas, caça não muito condimentada e queijos bem estruturados.”

cal_herdade

A Herdade de Monte da Cal, propriedade localizada no concelho de Fronteira, Norte do Alentejo, dispõe actualmente de uma área de 100 hectares de vinha, plantada com as castas tintas Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Touriga Nacional  e naturalmente Syrah e as brancas Antão Vaz, Viognier, Arinto e Chardonnay. Paralelamente, a empresa, integrada no grupo português Global Wines, compra uvas a diversos viticultores na região. A moderna adega foi inaugurada em 2008, bem como as instalações de enoturismo, um elemento fundamental para reforçar a visibilidade dos vinhos. O projecto visa produzir quantidades importantes de vinhos de qualidade, com preços competitivos, para além de alguns topo de gama, direccionados a nichos de mercado.

cal_adega

Falando um pouco mais da história desta herdade, em 2003 a Dão Sul avançou com a produção de vinho na Herdade Monte da Cal, em S. Saturnino, concelho de Fronteira. Mas a aposta da Herdade Monte da Cal na região não passa apenas pela produção de vinhos. Em 2007, iniciou-se a construção de uma nova adega, desenhada não só para a produção de vinhos de qualidade mas também para disponibilizar todas as condições para a realização dos mais variados eventos associados ao enoturismo, desde visitas à adega, vinhas, provas e cursos, entre outros. A arquitectura e a decoração deste novo espaço estão profundamente marcadas por influências árabes, relembrando um dos povos mais influentes na cultura portuguesa, particularmente no Sul do País, e traduzindo-se numa envolvente fresca e acolhedora.

Fundada em 1990, a Global Wines alia a confiança no potencial dos vinhos portugueses à aposta no enoturismo. O Dão foi o berço dos primeiros sucessos, lançando as bases deste projecto ambicioso.

cal_vinha

Hoje o espírito empreendedor e a experiência acumulada da Global Wines presidem a um universo de regiões tão distintas como a Bairrada, Douro, Lisboa, Dão, Vinho Verde e Alentejo. E estende-se além fronteiras, no Brasil. O sucesso da Global Wines assenta na reconversão de vinhas e no cuidado processo de vinificação em adegas concebidas de raiz.

O terroir do Norte Alentejano permite fazer vinhos mais frutados, concentrados e com uma acidez mais elevada. A vinha foi preparada para vindima mecânica adega foi dimensionada acima da produção actual, já a pensar na expansão de vinha futuramente.

Rodeada pela tranquila paisagem norte alentejana, a estrutura insere-se perfeitamente dentro do imaginário de um local calmo e de tradição, onde cada dia se passa sem pressas e com tempo para desfrutar o que de melhor a vida tem.

cal_loja

E para acabar a citação que se impõe, com a nossa devida alteração, por quem sabe o que diz, de Fernando Cortês:

“O Syrah é um produto aliciante e, quando falamos dele, ficará sempre algo por dizer.”

Por aqui nos ficamos então, que o que ficou por dizer será lido numa taça de ambrosíaco Monte da Cal!

Classificação: 16/20                                                     Preço: 9,90€

cal_ft


 

Leave a Reply