Casa da Atela, Quinta da Atela, 100% Syrah, Tejo, 2007

atela_garrafa

Na região vitivinícola do Tejo estamos mais uma vez para conhecer o Syrah da Quinta da Atela.

Um Syrah que se bebe razoavelmente bem, mas que não encanta, e com um preço algo exorbitante para a qualidade apresentada. Por esta quantia é possível encontrar Syrah bem superior, em aromas presentes, corpo, enfim, em complexidade, ao do Syrah Casa da Atela.

Feito pelo enólogo António Ventura e com 13,5% de graduação alcoólica, este Syrah apresenta-se com as seguintes notas de prova: “Cor rubi, aromas elegantes de frutos negros e chocolate, com um toque de baunilha discreto. Estrutura de boca bastante elegante com taninos muito sólidos de excelente qualidade e final de persistência longa.”

atela_quinta

Situada no Ribatejo, concelho de Alpiarça, a cerca de 100km de Lisboa, a Quinta da Atela pertence à mesma família à várias gerações. Descobertas feitas pelo Instituto Arqueológico Alemão indiciam que o cultivo da vinha nesta Quinta remonta à época romana.

Nos anos noventa teve lugar a última reconversão da vinha e recentemente procedeu-se a uma profunda reestruturação na adega. Actualmente a Quina da Atela é uma das referências da região Tejo, reconhecida com diversos prémios ganhos em concursos cá dentro e lá fora.

atela_vinha

Implantados em solos arenosos, os 130 hectares de vinha gozam de uma localização e exposição solar privilegiadas. A vinha é constituída por uma parte em idade nobre, cerca de 50 anos, e por outra mais recente, cerca de 10 anos.

Com 85% de castas tintas e 15% de castas brancas, as tradicionais e históricas castas nacionais ocupam 60% da área da vinha sendo a restante área ocupada por castas estrangeiras criteriosamente seleccionadas.

A adega perfaz uma área total de 4000 m2, divididos em zona de vinificação, zona de armazenagem, zona de estágio em barricas de madeira, linha de engarrafamento, zona de estágio em barricas de madeira, linha de engarrafamento, zona de estágio de garrafas e laboratórios. Em 2003 foi construída uma nova zona vinificação, equipada com a mais moderna tecnologia, totalmente em aço inox e com controlo de temperatura.

atela_adega

A ampla zona de armazenagem tem uma capacidade superior a 2 milhões de litros.

O poeta Mário Quintana escreveu: “Por mais raro que seja, ou mais antigo, só um Syrah é deveras excelente… Aquele que tu bebes, calmamente, com teu mais velho e silencioso amigo.”

Talvez o Syrah da Quinta da Atela se aproxime da excelência se bebido com um grande amigo, mesmo assim temos as nossas dúvidas!

 

Classificação: 14/20                                                     Preço: 7,80€

atela_ft


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *