Quinta do Sampayo, Agroseber S.A., 100% Syrah, Tejo, 2004

sampayo_garrafa

Este é um Syrah do Tejo que, mais uma vez, está esgotado sem mais agravo. Não o conhecemos e a informação disponível é escassa.

Produzido pela Agroseber, empresa sediada no Cartaxo, tanto quanto se sabe é safra única, do ano de 2004. Produziram-se 13 mil garrafas.

De origem relativamente recente, destaca-se na produção de vinhos de reconhecida qualidade e já várias vezes premiados, a empresa Agroseber, S.A., com centro de vinificação na Quinta Nova – Cartaxo, que oferece vinhos tintos, oriundos das suas quintas, com garantia de qualidade e à altura do gosto do apreciador. Como filhos do Ribatejo que são, os vinhos da Agroseber apresentam-se joviais, bravios, cheios de vida, mas nunca perdendo a postura. São carregados na cor e têm aromas muito intensos, onde dominam os frutos vermelhos muito maduros, lembrando compotas de fruta, complexados com os abaunilhados da madeira. Na boca têm a força taurina dos taninos, num conjunto cheio de estrutura e elegância que fazem lembrar o “bailado” dos cavalos na praça de touros.

As notas de prova dizem que tem “Cor granada clássica, tal como o nariz, mostra uma fruta levemente confitada, cassis, cereja, mas especialmente balsâmico, com notas de farmácia e licor e ervas, um tanto de exótico. Muito interessante, com um leve sentimento de falta de maturação que no conjunto não destoa. Na boca mostra boa garra, com menor envolvimento e mais componentes fenólicas, que conferem aresta e ângulo à passagem do vinho. Termina curto, algo amargo. Pode no entanto ter bom papel com a comida adequada.”

Dum autor desconhecido conhecemos esta citação: “O vinho melhora com a idade. Quanto mais velho eu fico, mais eu gosto de vinhos.“. Ora este Syrah tal apareceu com a mesma velocidade com que desapareceu. Não deu para ficarmos velhos, nós e ele. Há coisas assim na vida!

 

Classificação:                                                     Preço: 13,50€


 

Leave a Reply