Monte Cruz, Herdade Monte do Outeiro, Reserva, 100% Syrah, Alentejo, 2009

monte_cruz_reserva_garrafa

Já antes tínhamos aqui apresentado o outro Syrah da Herdade Monte do Outeiro, Pinhel, por acaso do mesmo ano, 2009. Hoje viemos para falar do seu irmão gémeo, com o epíteto de Reserva. E com esta palavra aposta no rótulo, o conteúdo da garrafa muda, e muito. Qual a diferença entre os dois Syrah Monte Cruz? Esta é uma questão decisiva!

Estamos a falar de um Syrah mais graduado em termos alcoólicos, tem 14,5%, enquanto que o Monte Cruz sem ser reserva tinha 14%! As notas de prova na garrafa dizem-nos que possui “fruto maduro, notas ligeiras balsâmicas e tostadas. Na boca o fruto surge acompanhado de bons e firmes taninos. Mostrando um final longo e persistente.”

Quando este Syrah Reserva chegou até nós, foi recebido de certa forma com pouco entusiasmo, devemos de o confessar, porque francamente não estávamos à espera de grande diferença em relação ao outro que não era Reserva, mesmo sendo a diferença de preço muito apreciável!

Este é um assunto importante e vamos falar dele como merece. São dois vinhos da mesma vinha, portanto são as mesmas uvas, o mesmo terroir, mas a intervenção humana é completamente distinto, nomeadamente em todo o processo que dá origem ao estágio, quer em barrica, quer em garrafa, e isso vai fazer toda a diferença no resultado final. Desde o princípio, esta nossa aventura pelo mundo dos Syrah portugueses rapidamente nos fez concluir que o trabalho humano na confecção desta bebida tem uma percentagem de importância de pelo menos 70%. Hoje temos essa convicção mais forte do que nunca. O terroir é importante, sem dúvida, a qualidade das uvas é importante, seguramente, o clima, a localização, as características meteorológicas desse ano, etc, são importantes, mas a intervenção na adega e o que se segue depois é seguramente o mais importante. O Monte Cruz Reserva 2009 é a prova disso mesmo.

É um vinho excepcional, ao contrário do outro Syrah seu irmão, que não era mais do que um bom Syrah. Este Reserva Monte Cruz é extraordinário logo ao primeiro trago e é isso que imediatamente impressiona. Um só trago deste Syrah faz-nos automaticamente perceber que se trata de um Syrah topo de gama!

Eis pois que nas proximidades da Vila de Portel, Herdade Monte do Outeiro, se produzem vinhos de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Quem os conhece diz que são vinhos de colheita seleccionada, de aroma perfumado, complexidade elegante e persistente, tudo por nós corroborado e confirmado com sumo deleite.

Infelizmente terminamos com um parágrafo menos abonatório sobre um tema lateral a isto tudo, porque mais uma vez somos de repetir o que já foi dito anteriormente sobre a Sociedade Agrícola Monte Cruz, Lda, a proprietária da Herdade Monte do Outeiro, que não pratica qualquer tipo divulgação a nível de marketing e partilha de informação nas novas tecnologias, em relação quer à propriedade quer em relação aos seus vinhos. E quando dizemos que não pratica qualquer tipo divulgação, isto quer dizer, mesmo nenhuma! A empresa, pela mão de Maria Cruz, veio, num comentário ao nosso artigo anterior sobre o respectivo Syrah, dizer que o mais importante é fazer bons vinhos, que eles próprios fazem o seu próprio marketing e não há melhor publicidade do que a “boca a boca” e o agrado dos clientes, e que o código QR na garrafa, que os smartphones podem ler, dá acesso à ficha técnica. Disse e está dito, mesmo assim continuamos a achar que uma presença na Internet, com informações sobre a quinta, as vinhas, os Syrah, é importante, quanto mais não seja para podermos retirar algumas imagens de um lugar onde se faz tamanho néctar. Assim como está, vai a garrafa, fotografada por nós, e apenas texto a seguir. Pobre de iconografia, mas é o que há! Fomos convidados pelo muito amável dono da Quinta a fazer-lhe uma visita, quem sabe um dia destes aceitamos o convite e fazemos nós próprios as fotografias que tanto apreciaríamos já hoje.

O poeta persa Rumi dizia “Ou me dão mais Syrah ou deixem-me em paz”. Se o Syrah não for este Reserva Monte Cruz, mais vale mesmo arranjar uma boa alternativa… Perfeitamente!

 

Classificação: 20/20                                                    Preço: 29,50€


 

Leave a Reply