Velharia Reserva, Adega Cooperativa da Labrugeira CRL, 100% Syrah, Lisboa, 2009

velharia_garrafa

aqui tínhamos apresentado um outro Syrah da Adega Cooperativa da Labrugeira, que foi descoberto em Torres Vedras, e nos espantou pela positiva.

Logo na altura quando consultamos o site da Adega reparamos neste Velharia hoje em destaque, mas fomos de o ignorar porque segundo o site da Adega Cooperativa da Labrugeira não se tratava de um monocasta Syrah, que é o que nos interessa, mas sim de um vinho constituído por cinco castas: Castelão, Tinta Miúda, Camarate, Tinta Roriz e Syrah. Mas a realidade é diferente. Trata-se de um erro crasso, inadmissível num site dos próprios produtores, não se aperceberem que estão a veicular informação incorrecta. Portanto o nosso Velharia é apresentado no site da ACL como sendo tudo menos um monocasta Syrah!

Na realidade é um Syrah dos nossos, e é por isso que estamos aqui a falar dele. Indo pelo que é dito no site da cooperativa, passaríamos ao lado!

Feito o reparo, e tanto quando sabemos, é já a terceira safra deste Syrah, imagine-se. A primeira foi a de 2006 e a segunda a de 2008. Tem uma óptima relação qualidade preço e apresenta uma graduação alcoólica de 14%. As notas de prova na ficha técnica falam de um “Vinho tinto cor granada clara, ligeiramente complexo entre fruta e especiarias e com alguma persistência. Acompanha pratos bem confeccionados de carne e peixe, fumados e queijos.” O enólogo responsável é Vasco Miguel, coadjuvado pelo enólogo residente Nuno Pimentel.

A Adega Cooperativa da Labrugeira, situada no concelho de Alenquer, é actualmente a única adega cooperativa deste concelho, representando assim todos os viticultores cooperantes desta área, congregando desde 1973 as produções de mais de 400 sócios-cooperantes, produtores da zona norte do concelho. Com uma forte tradição na produção de vinhos de qualidade, a adega tem vindo a melhorar gradualmente as suas estruturas, sendo neste momento uma das adegas com melhor resposta às exigências enológicas.

adega

A Adega tem vindo, desde 1992, a melhorar as suas estruturas de produção nomeadamente na vertente da qualidade e infraestruturas, dando resposta às actuais exigências enológicas e dos mercados consumidores. A sua produção média anual de mais de 4 milhões de litros permite-lhe engarrafamentos de escala, com bons binómios preço-qualidade, e tem vindo a alargar a sua oferta, que se estende actualmente a diversos vinhos certificados “DOC Alenquer” e “Regional Lisboa”, tendo como objectivo oferecer ao consumidor o que de melhor se produz na região de Alenquer e levando esses néctares aos quatro cantos do Mundo.

Escreveu um autor desconhecido que “Sondar a História do Syrah é conhecer uma civilização velha de milénios que continua viva”.
É isso que o Blogue do Syrah tem estado a fazer desde o início do seu percurso, trazer ao conhecimento de todos aqueles que nos quiserem acompanhar as histórias e os temas de uma casta cuja origem se perde nos milénios de antigas civilizações, e ao mesmo tempo está implantada com garra num território que a acolheu de braços abertos!

 

Classificação: 15/20                                                   Preço: 3,00€

velharia_ft


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.