Herdade da Fonte Coberta, Sociedade Agrícola Fonte Coberta, 100% Syrah, Alentejo, 2013

fonte_coberta_garrafa
O Syrah da Herdade da Fonte Coberta acabou de chegar às mãos do Blogue do Syrah!

E que Syrah que é!
Também não é de admirar, visto que nos chega da zona mais emblemática do país na produção de Syrah de alta qualidade, o distrito de Évora, e o Syrah da Herdade da Fonte Coberta vem confirmar esta convicção já consolidada.

Estávamos em 2013, e foram produzidas 13000 garrafas. O enólogo é José Fonseca, de Bombarral, e tanto quanto sabemos é a primeira vez que faz um Syrah. E logo à primeira mostrou que é mestre nesta arte egrégia que nos ilumina o paladar e demais sentidos!

A fermentação foi feita em lagar de inox com temperatura controlada e maceração prolongada. Estagiou durante 9 meses em barricas de madeira de carvalho francês.
As notas de prova que escolhemos dizem-nos que “apresenta cor granada intensa e aroma frutado típico da casta. Na boca é vigoroso mas elegante com belos taninos moldados pela madeira das barricas de carvalho onde estagiou.” Tem um teor alcoólico de 14,5%.

O projecto da Herdade da Fonte Coberta surgiu pelo empenho e capacidade empreendedora da família Santos que, com uma longa tradição vinícola, resolveu investir todo o seu conhecimento, na produção de vinhos na concretização de um novo desafio numa região de excelência. Com este objectivo adquiriu uma herdade no Alentejo que, anteriormente, se dedicava à cultura de girassóis e produção de cereais.
A partir das primeiras plantações vitícolas, em 2003, têm sido feitos grandes investimentos nas vinhas (com completo e eficiente equipamento de rega gota a gota) e numa moderna adega dotada da mais avançada tecnologia. Em 2007 foi lançado no mercado o primeiros vinho produzido na Herdade da Fonte Coberta: Ouro do Monte, da colheita de 2006.

A Herdade da Fonte Coberta localizada, cerca de, 5km a sul da cidade de Évora, tem uma área total de 190 hectares, sendo que, actualmente a plantação de vinha representa, aproximadamente, 150ha que se encontra dividida por vários talhões onde estão plantadas diversas castas, a partir das quais produz vinho de excelente qualidade. As castas tintas mais representativas da nossa produção são a Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet mas para além destas existem ainda Alfrocheiro, Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Franca e Syrah naturalmente. Na produção de vinho branco usamos uvas das castas Antão Vaz, Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Roupeiro.
A produção média anual prevista será de cerca de 150.000 litros de vinho branco e de 800.000 litros de vinho tinto.

Estando basicamente vocacionada para a produção vitivinícola, a Herdade da fonte Coberta tem também uma actividade pecuária importante com a criação e comercialização de bovinos da raça Limousine.

Os solos de origem essencialmente graníticas e xistosa, são solos de média e baixa fertilidade mas com muito boa drenagem natural. Embora, de um modo geral, todo o Alentejo seja bem dotado para a produção de vinhos de qualidade, estes conseguem atingir o seu expoente máximo em solos xistosos com a rocha muito superficial. É o caso da Herdade da Fonte Coberta!

Na Herdade da Fonte Coberta, apesar do clima quente e seco na época estival, a existência de uma barragem e várias charcos circundantes permitem fornecer às plantas a água necessária para que não cheguem a atingir o “stress” hídrico.

A Herdade da Fonte Coberta tem reunido esforços, investindo na expansão da internacionalização dos seus vinhos. Tendo como principal objectivo o alargamento aos mercados externos, já será possível encontrar os vinhos da Herdade da Fonte Coberta em alguns países da Europa, China, Brasil, Costa do Marfim e Angola.

Martim Lutero dizia que: “A cerveja é obra do homem; o vinho, de Deus.”
E nós acrescentamos que este Syrah só podia ser de Évora!

Para terminar queremos chamar a atenção para a relação qualidade/preço! Não é habitual um Syrah desta qualidade custar pouco mais de doze euros! Não estamos com isso a incentivar o produtor a vender este Syrah a um preço mais elevado mas somente a chamar a atenção que é um forte candidato, e apesar de estarmos ainda muito no princípio do ano, a ganhar o prémio de melhor Syrah de 2016 na relação qualidade/preço para além de poder também ganhar na categoria de melhor Syrah do ano!

Vale a pena… mesmo!

Classificação: 18/20                                                                 Preço: 12,50€

fonte_coberta_ft


 

One thought on “Herdade da Fonte Coberta, Sociedade Agrícola Fonte Coberta, 100% Syrah, Alentejo, 2013

  1. Bom dia,

    Dende ha tempo sigo o seu blog porque sao boa admiradora dos vinhos da variedade syrah.

    Sao da Galicia, e nas proximas semanas estaremos na zona do Alentejo. Gostaria nos recomendaram um syrah de entre todos, com corpo e elegante. E a visita alguma adega que seja especial.

    Se me permitem, deberiam provar os Syrah que temos na Espanha…sao tambem espectaculares, muy recomendabelmente, o Syrah de Hacienda Zorita (Salamanca).

    Obrigada,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.