Vale das Areias, Sociedade Agrícola da Labrugeira, 100% Syrah, Lisboa, 2011

areias_2011_garrafa

Quando esta edição 2011 do Vale das Areias Syrah chegou ao nosso conhecimento, ficámos imediatamente com um brilhozinho nos olhos, porque logo nos lembrámos do seu irmão de 2010, aqui analisado, e que fica na história da viticultura nacional porque foi o primeiro Syrah a ganhar um concurso nacional de vinho. O nosso Vale das Areias Syrah 2010 foi o grande vencedor absoluto do Concurso Vinhos de Portugal, cuja primeira edição foi em 2013, o maior concurso de vinhos nacionais realizado até hoje no nosso país.

Esta nova safra, que hoje aqui reportamos, de 2011, com nova roupagem e diferente graduação, por isso decidimos dar-lhe este destaque, espanta porque, apesar de ser um Syrah já com 5 anos, revela uma frescura e uma juventude que não se costuma encontrar num Syrah com esta idade. Isto poderá significar que o Syrah da Sociedade Agrícola da Labrugeira evolui mais lentamente que o normal, o que pode significar ter ainda muitos anos de evolução pela frente, o que não deixa de ser obviamente um sinal positivo!

Ao contrário do seu irmão, que tinha uma graduação alcoólica de 15%, o presente tem uma graduação alcoólica de 13,5%. Estagiou um ano em madeira de carvalho francês e americano, após vindima manual. Foi feito de acordo com o inovador sistema de produção agrícola integrada, de forma a salvaguardar, a longo prazo, os recursos naturais e meio ambiente. Como já tinha acontecido antes, optou-se por um rendimento baixo por hectare (através de podas severas e de mondas de cachos) e uma produção integrada, em cumprimento com as normas agro-ambientais. Este Syrah está garantido pelo menos até à safra de 2013. O enólogo de serviço é Raul Martins.

areias_vinha

A Sociedade Agrícola da Labrugeira, que produz e engarrafa vinho na antiga região da Estremadura, hoje de Lisboa, surge com a designação Vale das Areias, nome herdado da vinha mais antiga da família, situada entre a capela dedicada a São Jorge e a Serra de Montejunto, Alenquer. A paixão pela vitivinicultura foi passando de geração em geração, pelo que nos anos 90, fruto da vontade em aperfeiçoar a herança dos antepassados e das novas exigências do mercado, começou a modernização das vinhas e da adega, esta última datada de 1930.

E tudo isto nos faz lembrar um pensamento que lemos algures e que dizia:
“Um vinho nada significa se você não lhe der a atenção que merece.”

É por isso que o Syrah Vale das Areias merece a atenção que lhe estamos a dar!

 

Classificação: 16/20                                                        Preço: 7,50€


 

Leave a Reply