Aldeias de Juromenha, Herdade das Aldeias de Juromenha, 100% Syrah, Alentejo, 2011

juromenha_garrafa_2011

Este é um Syrah épico!

O Blogue do Syrah anunciava a safra de 2011 com pompa e circunstância faz mais ou menos um ano, no dia 24 de Fevereiro de 2015. Fizemos a sua degustação inicial nessa altura e mais tarde na segunda edição do Évora Wine no final de Maio. Já aí começava a destacar-se do seu irmão da safra anterior de 2010, cuja análise foi por nós apresentada aqui.

Hoje estamos em condições de dizer que chegou claramente ao Olimpo dos Syrah portugueses. A evolução no espaço de um ano foi enorme! Daí a necessidade de lhe dar mais uma vez o destaque plenamente merecido merecido!

É um Syrah feito pelo mestre António Saramago, e dito isto já estaríamos conversados por hoje!

É um Syrah de “cor retinto, aroma frutos vermelhos e compota, bons taninos, volumoso, equilibrado com boa acidez que lhe permite ter longevidade.” Mas dizer isto assim é ficar muito aquém do que se sente quando este néctar atravessa o palato! Trata-se de um topo de gama e ainda por cima a um preço fantástico! É já candidato a melhor Syrah do ano de 2016 em termos absolutos e também na relação qualidade/preço!

Nesta safra, como nas últimas, foram produzidas 13000 garrafas, todas elas dedicadas ao mercado interno. O Syrah da Herdade das Aldeias de Juromenha é todo comercializado em Portugal. O facto de ser reserva significa que tem dez meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, e tem uma graduação alcoólica de 14,5%.

A Herdade das Aldeias é uma empresa agrícola situada a cerca de 15km da Cidade de Elvas e junto da Vila de Juromenha com vista para o Rio Guadiana. Está inserida numa zona histórica com grande tradição na arte de fazer vinho. Este projecto em particular está em desenvolvimento desde 1986. A adega está rodeada por 70 hectares de vinha própria. Este sistema promove um aumento na eficiência na vindima, uma vez que reduz o tempo desde a colheita até ao processamento das uvas.

saramago

Quanto ao enólogo, que já foi por nós apresentado aqui, basta dizer que a sua importância e influência é enorme no mundo dos vinhos e especificamente dos Syrah. Já o dissemos e repetimos hoje: é um dos maiores especialistas a fazer Syrah em Portugal!

Classificação: 19/20                                                          Preço: 4,99€


 

2 thoughts on “Aldeias de Juromenha, Herdade das Aldeias de Juromenha, 100% Syrah, Alentejo, 2011

  1. Já, JSM! No Évora Wine!! É um grande Syrah feito por um mestre da enologia portuguesa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.