Herdade dos Pimenteis, 100% Syrah, Algarve, 2013

pimenteis_garrafa

É com desmesurado prazer e costumeira alegria que damos a conhecer um novo Syrah, desta vez do meridional Algarve.
Não se trata de uma nova colheita.
É um Syrah novo de raiz!

A Herdade dos Pimenteis fazia tempo que andava a ameaçar.
A proprietária, Ana Pimentel, tinha no final do ano passado avisado o Blogue do Syrah de que algo iria acontecer do nosso agrado! Até o nosso comparsa Jorge Cipriano, do Clube de Vinhos Portugueses, e que regularmente anda pelo reino dos Algarves em visitas vinícolas, nos avisara: “Preparem-se para o Syrah da Herdade dos Pimenteis!”

pimenteis_herdade

A expectativa era portanto naturalmente alta e por dois motivos bem presentes. Primeiro porque já tínhamos boas memórias sobre a qualidade dos vinhos que se produziam nesta herdade! Segundo, porque os Syrah algarvios, apesar de não existirem em quantidade, sempre deram boa conta de si no conjunto dos Syrah portugueses. É um Syrah que ainda tem muito que evoluir, o que é sempre um dado interessante, porque como se sabe o Syrah evoluiu muito favoravelmente, pelo menos até sete a nove anos.

As notas de prova do produtor e enólogo Paulo Fonseca dizem-nos que tem “um aspecto límpido, com uma cor rubi intensa. O aroma é fino, elegante, sugerindo frutos vermelhos bem maduros e algumas especiarias. Equilibrado de taninos suaves mas estruturados.” Final prolongado, acrescentamos nós, e com o tempo esse alongamento irá sendo mais acentuado. Tem uma graduação alcoólica de 14,5%. Foram feitas cerca de 7000 garrafas!

A Herdade dos Pimenteis é um projecto com mais ou menos uma dúzia de anos, situa-se em Portimão, a 5 km do centro da cidade e ocupa 40 hectares do Morgado da Torre, na Penina. Os solos argilo-calcários têm grande tradição na cultura da vinha que se faz aqui há várias gerações. Os vinhos que produz apresentam-se aos seus consumidores sob o slogan “Após gerações perdidas renascem as vinhas do Algarve!”. É verdade que os vinhos do Algarve durante muito tempo, demasiado tempo diríamos nós, andaram um tanto ou quanto perdidos e a qualidade deixava a desejar. Hoje a realidade é totalmente diferente e em relação aos Syrah, que é o que nos interessa, o consumidor não deve ter qualquer receio no confronto de qualidade entre um Syrah algarvio e o de uma outra qualquer região do país!

pimenteis_vinha

Os hectares de vinha existentes agora encontram-se em produção integrada compondo-se de castas seleccionadas tais como: Aragonês, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Tinto Cão e Moscatel Branco e claro Syrah que dão o vinho de excelência que aqui se produz. Os vinhos Herdade dos Pimenteis são o resultado de uma vindima manual. Na adega a fermentação ocorre mediante um controle de temperatura rigoroso, que cria os vinhos finais concebidos actualmente por Paulo Fonseca.

Kimmi Raikonen o homem do desporto automóvel disse:
“Não se deve deitar fora aquilo que foi feito para se beber.”
Eis uma verdade insofismável em relação ao Syrah da Herdade dos Pimenteis.

Aprovado com distinção, vamos por ele, acompanhem-nos!

 

Classificação:17/20                                           Preço: 9,00€


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.