Quinta do Gradil, Sociedade Vitivinícola, SA, 100% Syrah, Lisboa, 2015

gradil_2_garrafa

Aqui no Blogue do Syrah temos seguido com particular atenção este Syrah da Quinta do Gradil, que começou por ser uma “brincadeira” com o Syrah de 2012, do qual foram feitas unicamente 1000 garrafas (ver aqui o que queremos dizer com isto), continuou com o Syrah de 2013 que noticiamos aqui, e desde então passou a ser um caso sério feito já profissionalmente e com uma produção de 4200 garrafas e que foi considerado pelo Blogue do Syrah como o melhor Syrah do ano de 2015 na relação qualidade-preço. Na altura em Janeiro do presente ano dissemos o seguinte: “…decidimos atribuir uma medalha segundo o critério de relação qualidade-preço, ou seja, excelente classificação a preço convidativo, é ter muito por pouco. Eis pois este Quinta do Gradil, da região de Lisboa, expressivo, elegante e harmonioso, presente sempre que quisermos um Syrah de qualidade acima da média para uso diário!”

gradil_vinhas

E agora no presente ano temos a terceira colheita deste espectacular Syrah sempre em crescendo, tanto em qualidade como a nível de produção, nada mais nada menos do que…espantem-se, 37 000 garrafas!!
Podemos dizer desde já que nunca em Portugal numa única colheita se fez 37 000 garrafas dum monocasta Syrah! E isto deve ser realçado!

E quanto à qualidade o que é possível dizer desde já? Das três colheitas esta é inequivocamente a melhor! Mas como é um Syrah muito novo vai ter uma capacidade de evolução tremenda! Não é de ânimo leve que dizemos isto! Daqui a um ano voltaremos a falar deste Syrah da Quinta do Gradil 2015 e será muito provavelmente para alterar a classificação para cima.
Vamos ver se a razão está do nosso lado!

gradil_vinhas_2

Os enólogos falam-nos de “Um syrah muito expressivo, de cor retinta e aromas intensos de bagas do bosque, pontuados com notas químicas e um toque de mineralidade. Elegante na boca, revela harmonia entre a fruta e os taninos evidentes mas bem integrados, num conjunto enriquecido por 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês. O seu final é prolongado e distinto.” Nada a dizer! E os citados são mais uma vez António Ventura e Vera Moreira. A graduação alcoólica é de 14% como aliás o anterior de 2013.

Dizia o escritor francês renascentista François Rabelais:
“Quando bebo, penso e quando penso, bebo!”
Ora aqui uma boa ideia para aplicar enquanto se degusta o Syrah da Quinta do Gradil, deste ano que vai ser mítico: 2015!

 

Classificação: 17/20                                                     Preço: 8,50€

gradil_ft_2015


 

Leave a Reply