Branco ou Tinto? por Joana Maçanita, FNAC – Novembro 2016

livro_capa

Falou-se que ia estar presente Syrah por quem bem o sabe fazer, e lá fomos nós esta segunda-feira ao fim da tarde em direcção à FNAC-Colombo, para o lançamento oficial do livro de Joana Maçanita, Branco ou Tinto?.

003 012

Que precisamente já conhecíamos, a autora e o livro, pois recentemente tínhamos estado com Joana Maçanita no Encontro Vinho e Sabores, na FIL. Foi aí que gentilmente nos passou a informação, que já noticiámos com grande júbilo, de que havia produzido dois Syrah absolutamente novos para dois produtores do Algarve, a Quinta do Barradas e a Quinta João Clara. Igualmente logo ali tomámos conhecimento do livro que aqui nos traz hoje, e nos foi feita a simpática dedicatória, que agradecemos.

004

Muito apreciámos todo o acontecimento, mas o que para nós é memorável foi o gesto de extrema consideração de Joana Maçanita e Nuno Mouronho, seu marido, ao terem levado expressamente para o Blogue do Syrah o ainda não disponível no mercado Quinta do Barradas Reserva Syrah, que logo ali se revelou bastante prometedor… os nossos sinceros agradecimentos!  Em breve falaremos deles com todo o detalhe.

010 007 008

O livro em si é uma festa para os olhos, bem escrito, de linguagem simples e acessível. Qual é o seu queijo preferido? Gosta de sobremesas mais doces ou mais amargas? E o seu café bebe-o como? É mais dado à salsa e coentros ou à paprica e pimenta-preta?

O que é que estas perguntas têm a ver com vinho? Tudo. Joana Maçanita, consultora enológica e produtora de vinho, começa este livro com um questionário para perceber que tipo de consumidor de vinho é. Será um adepto ferrenho que adora experimentar de tudo? Um especialista que quer aprofundar o seu conhecimento? Ou um apreciador de vinhos frutados, complexos? Uma vez definido o seu perfil de consumidor, é altura de responder a todas as suas questões práticas sobre este mundo… Sim, mesmo aquelas que, habitualmente, têm vergonha de perguntar, para não fazer má figura!

Eis pois um guia essencial que lhe traz tudo o que precisa de saber para escolher o vinho certo para qualquer ocasião, como comprar sem gastar muito dinheiro, como ler um rótulo, abrir uma garrafa, escolher o copo certo e apreciar um bom vinho.

005

Ainda houve tempo de posar ao lado de um dos grandes enólogos do Syrah, António Maçanita, irmão de Joana, e a quem já dedicamos uma devida homenagem.

009

Foi um fechar de tarde em grande!


 

Leave a Reply