Essência do Peso, Herdade do Peso, 100% Syrah, Alentejo, 2014

Este é o primeiro Syrah lançado pela Sogrape!
A Sogrape para quem não sabe, é a maior e mais bem cotada empresa portuguesa de vinhos!
Tem aliás ocupado nestes últimos anos um significativo primeiro lugar como melhor empresa de vinhos do mundo!
A propósito da Sogrape podíamos aqui falar do Barca Velha, ou do célebre Mateus Rosé, mas aqui para nós é muito mais interessante falarmos deste Syrah!

Da Vidigueira, (já repararam em todos os Syrah desta região que ultimamente têm aparecido?), mais precisamente da Herdade do Peso, este Syrah Essência do Peso é de 2014.

Primeira nota no nariz: muito aromático e a prometer.
Segunda nota na boca: muito fechado, a precisar de espaço e, já agora, de mais um tempinho de estágio na garrafa.
Mas após umas duas horas a respirar começou paulatinamente a mostrar o que vale. Na garrafa podemos ler: “Cor vermelho-granada muito profunda. Grande intensidade e complexidade aromática dominada por componentes de frutos pretos muito maduros (amora, framboesa e ameixa preta), enriquecidos por notas de mentol, chocolate negro, pimenta preta, e tabaco. Denso na boca, com taninos firmes de grande qualidade, acidez equilibrada e final intenso, longo e complexo.Tem 15% de graduação alcoólica. O enólogo é  Luis Cabral de Almeida.

A Herdade do Peso é um lugar único. Nos seus 120 hectares de vinha foram identificados doze diferentes tipos de solos, que possibilitam ao enólogo trabalhar com uma grande diversidade qualitativa de uvas. O Essência do Peso de 2014 provém de dois talhões, assinalados no rótulo, com ligeira exposição a Norte, com solo argiloso calcário de duas subdivisões. O Inverno foi muito pluvioso, garantindo boas reservas de água no solo, com temperaturas normais para a época. O ciclo vegetativo decorreu de forma regular. O Verão foi ameno, com temperaturas nunca acima dos 33ºC e noites frescas que contribuíram para uma equilibrada maturação. Contrariamente ao que aconteceu noutras zonas vitícolas, a vindima foi feita sempre com bom tempo, permitindo condições excelentes para a qualidade do vinho. Na Vidigueira não há memória de uma vindima com tanta qualidade como a de 2014. Vinificado a partir de uvas seleccionadas nos talhões 6 e 7, que tiveram intervenções em verde, para criar a melhor parede foliar possível, e monda de cachos, deixando apenas 1 cacho por pâmpano. As uvas foram colhidas no seu ponto óptimo de maturação – fenólica/aromática. Após desengace total, os bagos tiveram uma seleção manual, com posterior esmagamento suave e maceração a frio (10ºC) durante 3 dias, seguido da fermentação em cubas de aço inox a temperatura controlada a 28ºC durante cerca de 9 dias.
Após fermentação maloláctica os vinhos foram transferidos separadamente para barricas novas (60%) e de 4 anos (40%) de carvalho francês, onde estagiaram durante cerca de 12 meses, até se fazer o lote final. Após engarrafamento seguiu-se um estágio a temperatura controlada de 15ºC durante 6 meses, a fim de se atingir o equilíbrio adequado para o seu consumo.

As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC).

“Pão para a boca, Syrah para a alma” escrevia Fernando Pessoa.
Este Essência do Peso pode muito bem vir a ser um dos Syrah para a alma!

 

Classificação: 18/20                                                     Preço: 22,50€


 

Leave a Reply