Lote 44, Adega de Arruda, 100% Syrah, Lisboa, 2015

Aqui no Blogue do Syrah por vezes criticamos alguns produtores pela sua falta de visão em relação aos Syrah que comercializam. Mas nunca tivemos motivo de queixa dos nossos leitores. Aliás temos leitores de alto nível que não só lêem o que vamos publicando como até nos avisam de Syrah que tiveram conhecimento e que não vêm mencionados no Blogue do Syrah. Que mais podemos pedir?
É o caso do nosso leitor Emanuel Coelho que no passado mês de Dezembro nos contactou para nos falar de um Syrah que tinha adquirido na loja da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, este Lote 44!
Já no mês anterior o amigo Jorge Cipriano do Clube dos Vinhos Portugueses a propósito da  Festa da Vinha e do Vinho na Arruda dos Vinhos nos tinha avisado para este Syrah que era novidade da Adega Cooperativa!
Resumindo e concluindo, lá conseguimos convencer o leitor Emanuel Coelho a enviar uma garrafa do Lote 44 via correio, para podermos fazer a nossa apreciação. E foi devido a isto tudo que hoje estamos aqui. Obrigado Emanuel Coelho e estamos sempre disponíveis para novos Syrah, pois claro.

O Syrah de nome Lote 44 de 2015 é o segundo monovarietal Syrah que a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos faz. O primeiro, do já longínquo ano de 2009 tinha o nome de Arruda dos Vinhos. O de 2009, como foi dito na altura, não deixou saudades por aí. Este Lote 44 é claramente melhor!

A fermentação deu-se em cuba de inox, com controlo de temperatura a 26ºC. A maceração aconteceu durante oito dias. As notas de prova dizem-nos que tem “cor granada, aroma a frutos silvestres. Na boca é persistente e muito suave no final.” Este Syrah tem uma graduação alcoólica de 14,5%.

A Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos foi fundada em 1954, numa altura em que se assistiu em Portugal ao aparecimento de muitas adegas que foram criadas como ferramentas imprescindíveis para garantir o escoamento da uva, a qualidade do vinho e a estabilidade do preço conseguido pelos produtores das várias regiões. Foram 25 os produtores agricultores que, na altura, se resolveram organizar, levando a cabo a constituição da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos. Quando a Adega é criada, agregando vários produtores da região, torna-se no maior produtor de vinho de Arruda, realidade, aliás, que se mantém até hoje. Actualmente a Adega de Arruda tem cerca de 300 associados activos e uma área de vinha com várias centenas de hectares. Destas vinhas, predominantemente implantadas em terrenos argilo-calcários, provêm os melhores vinhos da região. As instalações ocupam uma área total de mais ou menos 32 mil m2, sendo 4.760 m2 de área coberta, onde se encontram os serviços administrativos, os laboratórios, as linhas de engarrafamento, os armazéns de material subsidiário, matéria-prima e material acabado, bem como a loja da Adega de Arruda. Dispõe de todo o equipamento de recepção das uvas, vinificação, estabilização e armazenagem e possui uma capacidade de engarrafamento que permite dar resposta aos compromissos comerciais e expectativas de mercado, bem como cumprir os requisitos exigidos pelas normas de Higiene e Segurança Alimentar.

O escritor de vinhos russo Alexis Lichine escreveu:
“No que se refere a Syrah, sempre recomendo que se joguem fora tabelas de safras e manuais, e se invista num bom saca-rolhas”. Só se conhece Syrah, bebendo. Foi esse o principal motivo que nos trouxe hoje aqui ao Syrah Lote 44!

 

Classificação: 15/20                                                    Preço: 3,25€


 

Leave a Reply