Onda Nova, Adega do Cantor, 100% Syrah, Algarve, 2013

Este Syrah Onda Nova 2013, de Albufeira, é o irmão mais recente do Onda Nova que tínhamos apresentado aqui. Tudo mudou neste Syrah da Adega do Cantor. A garrafa, a rotulagem, até a graduação alcoólica. As notas de prova dizem-nos que apresenta “aromas a ameixa e amoras silvestres maduras aliadas a notas subtis de especiarias. Na boca é equilibrado, estrutrado com madeira bem integrada. Termina longo e persistente.” Tem uma graduação alcoólica de 15%.

A Adega do Cantor fica situada na Guia, escassos quilómetros a noroeste de Albufeira, no centro do Algarve. Foi construída para produzir os referidos vinhos, a partir de três Quintas em redor: a Quinta do Moinho, a Quinta do Miradouro e a Quinta Vale do Sobreiro. O objectivo é produzir o melhor vinho que a região oferece, combinando técnicas de produção tradicionais com outras mais modernas e inovadoras.

A Adega localiza-se no topo da Quinta do Miradouro e oferece vistas deslumbrantes sobre as vinhas e o mar. A par da produção de vinho, oferecem visitas guiadas às vinhas e adega, com provas, e a oportunidade de comprar vinho e uma diversidade de produtos de merchandising. O objectivo na Adega do Cantor é produzir vinhos que consigam reflectir o calor, cor e diversidade da região; vinhos que possam acompanhar a fantástica cozinha local. Este vinho é elaborado a partir de uvas colhidas manualmente a partir de blocos seleccionados de vinhas da casta Syrah, como teria de ser, e fermentado em lagares com imersão da manta robotizado. A maturação ocorre numa combinação de barricas de carvalho Francês e cubas de aço inox por um período de 18 meses antes do seu lançamento.

A Adega do Cantor tem capacidade para 200 toneladas e foi construída em colaboração com a Castle Rock Logistics, uma empresa Australiana especializada em projectos e gestão de adegas. O projecto levou 18 meses a ser desenhado em computador e 10 meses a construir. A Adega foi concebida modularmente, de forma a ser facilmente ampliada para albergar 300 toneladas.

O Algarve é uma região excelente para a produção de vinhos frutados. As brisas do mar temperam o abrasador sol algarvio, enquanto os solos calcários limitam a água, criando as condições ideais para a maturação de uvas de alta qualidade para vinho.
A maior parte do trabalho nas vinhas é feito manualmente. A gestão prossegue de uma forma sustentada, com utilização de produtos agrícolas suaves, num programa destinado a prevenir o aparecimento de eventuais doenças nas vinhas, evitando as formas mais agressivas de tratamento. A vindima é feita cuidadosamente à mão. Tudo em conformidade com uma política de produção de vinhos de excelência.

Napoleão dizia que “Claramente os prazeres que o Syrah oferece são transitórios. Mas assim são também os do ballet ou os de uma apresentação musical. Syrah inspira e acrescenta muito ao prazer de viver.”
Vamos lá então beber tranquilamente e em paz, ao sol de Primavera, o Syrah da Adega do Cantor, Sir Harry Rodger Webb, mais conhecido como Cliff Richard, este Onda Nova 2013, que se quer mesmo uma boa onda!

 

Classificação: 16/20                                           Preço: 8,50€


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.