Vida Nova, Adega do Cantor, Reserva, 85% Syrah e 15% Aragonês, Algarve, 2009

Este é o mais novíssimo Syrah que o Blogue do Syrah descobriu!

Não é bem um Syrah recente, visto que é de 2009, mas esteve na sombra durante todo este tempo! Chama-se Vida Nova, e é da Adega do Cantor.
Como demos conhecimento aqui, há um Syrah Onda Nova, do mesmo produtor. O cantor em causa é Sir Cliff Richard, para quem ainda não sabia, que assim passa a ter na realidade não um mas dois Syrah!

E este tem uma característica única: 15% de Aragonês, o que faz dele o único Syrah que faz combinação com esta casta. E o que podemos acrescentar é que se saiu muito bem!
É produzido na Quinta do Moinho, e as notas de prova dizem que tem “Cor rubi intenso. Límpido e transparente. Robusto, intenso, concentrado, com notas a frutos pretos como a ameixa e cerejas. Aromas complexos e subtis de especiarias e de canela. Foi estagiado em cubas de inox e barricas de carvalho francês e americano, o que resultou numa excelente combinação. Inicialmente nota-se alguma austeridade, mas com acidez bem equilibrada no palato, revelando o esplendor do seu frutado envolvido em taninos macios. Boa estrutura, revela final de prova longo.” Tem uma graduação alcoólica de 15% e foram produzidas 9700 garrafas!

A Adega do Cantor fica situada na Guia, escassos quilómetros a noroeste de Albufeira, no centro do Algarve. Foi construída para produzir os referidos vinhos, a partir de três Quintas em redor: a Quinta do Moinho, a Quinta do Miradouro e a Quinta Vale do Sobreiro. O objectivo é produzir o melhor vinho que a região oferece, combinando técnicas de produção tradicionais com outras mais modernas e inovadoras. A Adega localiza-se no topo da Quinta do Miradouro e oferece vistas deslumbrantes sobre as vinhas e o mar. A par da produção de vinho, oferecem visitas guiadas às vinhas e adega, com provas, e a oportunidade de comprar vinho e uma diversidade de produtos de merchandising. Os vinhos reflectem o calor, cor e diversidade da região, acompanhando a fantástica cozinha local.

Este Syrah é elaborado a partir de uvas colhidas manualmente a partir de blocos seleccionados de vinhas da casta Syrah, como teria de ser, e fermentado em lagares com imersão da manta robotizado. A maturação ocorre numa combinação de barricas de carvalho Francês e cubas de aço inox por um período de 18 meses antes do seu lançamento.

O Algarve é uma região excelente para a produção de vinhos frutados. As brisas do mar temperam o abrasador sol algarvio, enquanto os solos calcários limitam a água, criando as condições ideais para a maturação de uvas de alta qualidade para vinho.
A maior parte do trabalho nas vinhas é feito manualmente. A gestão prossegue de uma forma sustentada, com utilização de produtos agrícolas suaves, num programa destinado a prevenir o aparecimento de eventuais doenças nas vinhas, evitando as formas mais agressivas de tratamento. A vindima é feita cuidadosamente à mão. Tudo em conformidade com uma política de produção de vinhos de excelência.

E, como é Verão, que tal ouvir e ver está saudosa relíquia do nosso cantor de hoje, com uma garrafa de ‘Vida Nova’ ao lado.

O advogado e cozinheiro françês Jean-Anthelme Brillat-Savarin dizia que
“Uma refeição sem um Syrah ao lado é como um dia sem os raios de sol!”
Vamos lá então harmonizar este Syrah que poderá suscitar laivos de uma vida nova!

 

Classificação: 17/20                                                             Preço: 8,95€


 

Leave a Reply