Solar da Marquesa, Casa Agrícola Horácio Nicolau, 100% Syrah, Lisboa, 2016

Este é o mais novíssimo Syrah a ser descoberto pelo Blogue do Syrah.
Solar da Marquesa de seu nome, de Lisboa, mais precisamente do Cadaval!
O ano é 2016 e, em conversa telefónica com o enólogo Carlos Nicolau, ficámos a saber que já tinha havido uma primeira colheita em 2015, com seis mil garrafas. A actual foi lançada com quinze mil garrafas. O mercado externo também absorve uma parte da produção, principalmente o Canadá e a Inglaterra.

Este Syrah é produzido utilizando uma vinificação tradicional, com macerações curtas, fermentações a temperatura controlada para permitir a retenção dos aromas frutados, visando um estilo moderno e cheio de fruta. No sabor é volumoso, boa estrutura e com aroma frutado predominantemente por frutos do bosque e compota de morango. É pois uma belíssima companhia para queijos curados como é apanágio dos Syrah em geral.

A história deste produtor tem mais de 20 anos. O proprietário, Horácio Nicolau, um homem que a pulso construiu esta propriedade com tudo o que tem. Ajudado actualmente pelos seus filhos na enologia e na direcção comercial promovem os vinhos Solar da Marquesa dos quais os mais afamados são os brancos nomeadamente os feitos com Moscatel-Graúdo. As vinhas estão instaladas numa várzea com boa exposição solar, solo argilo-calcário pardo, a 15 km da costa marítima, beneficiando assim com os ventos, especialmente no verão. Os terrenos, uma parte estão instalados na Várzea da “Marquesa”, segundo conta o proprietário, lugar próximo do Marquês de Pombal devido a diversos episódios, num local de passagem em direcção ao Cadaval. Enfim, coisas da História que sempre folgamos em conhecer!

Alguém escreveu que o “Vinho é a vingança masculina ao sapato da mulher. Sempre cabe mais uma garrafa na adega!“
Então se for um sapato de Marquesa, ou este Syrah Solar da Marquesa 2016, sempre haverá espaço para mais um!

 

Classificação: 16/20                                                                           Preço: 6,50€


 

Leave a Reply