E se 85% de um Syrah fosse água?

Pois, Syrah é sempre Syrah, mesmo que seja em solução a 15%!

Mais uma vez a curiosidade vem do lado da ciência, sempre rigorosa e analítica, que diz ser um Syrah e, por conseguinte, o vinho todo, composto pelos seguintes elementos:

Álcool – 13% (valor médio)
Aqui vem um elemento de peso. Todos identificamos a presença do álcool no vinho, quer pela positiva quer pela negativa. Este surge no momento da fermentação quando os açúcares da própria uva se transformam em álcool. A sua percentagem varia de Syrah para Syrah entre os 13% e os 15%, existindo mesmo o que chegam aos 17%.

Glicerol – 1%
O Glicerol é uma espécie de álcool ligeiramente açucarado que é obtido durante a fermentação do mosto. A sua presença proporciona um vinho suave, gordo e untuoso, ou seja, a viscosidade. É graças a este elemento que podemos apreciar as lágrimas existentes no copo. Quanto mais glicerol, mais lágrimas encontramos.

Ácidos – 0,5%
O ácido do vinho é medido pelo PH e tal como muitos alimentos, os vinhos podem ser mais ou menos ácidos dependo da casta e região.

Açúcar – 0,4%
A concentração de açúcar é o que vai determinar se um vinho é seco ou doce. Na teoria, um vinho seco não tem açúcares residuais e um vinho doce pode atingir os 200 gramas por litro. O açúcar costuma variar entre 0 e 10 gramas por litro.

Fenólicos – 0,1%
Os fenólicos, de uma forma geral, contém os elementos únicos do vinho. Determinam essencialmente a cor, os aromas, e os famosos taninos que proporcionam a estrutura do vinho. São na verdade a prova que a influência de um pequeno elemento pode alterar tudo.

Água – 85%
E por fim regressamos ao princípio, a água, fonte de vida, que é de facto o grande elemento presente na composição do vinho. É sabido que em muitos países que não contém água potável, beber vinho reduz o risco elevado de contaminação. Uma das histórias ancestrais sobre o nascimento do vinho fala da sua importância por ser uma bebida mais segura que a água.

Da próxima vez que faltar água, bebe-se Syrah!

Leave a Reply