Vale das Areias, Sociedade Agrícola da Labrugeira, 100% Syrah, Lisboa, 2012

Foi na garrafeira Algés com Sabores que tivemos conhecimento da nova colheita do Syrah Vale das Areias, 2012! Já aqui tínhamos falado da colheita de 2011 e aqui da colheita de 2010.
E que bom que este Syrah continua!

Feito pela Sociedade Agrícola da Labrugeira, que produz e engarrafa vinho na antiga região da Estremadura, sendo a própria designação herdada da vinha mais antiga da família, situada no Vale das Areias, entre a capela dedicada a São Jorge e a Serra de Montejunto, Alenquer. A paixão pela vitivinicultura foi passando de geração em geração, pelo que nos anos 90, fruto da vontade em aperfeiçoar a herança dos antepassados e das novas exigências do mercado, começou a modernização das vinhas e da adega, datada de 1930.
Os cachos são recolhidos manualmente que são depois seleccionados para pequenas caixas individuais. Posteriormente, desengaça-se e esmaga-se suavemente as bagas, sendo a vinificação realizada em separado, casta por casta, parcela por parcela, em cubas de inox com controlo rigoroso e individual da temperatura (adaptável às características de cada mosto). A maceração nas cubas é prolongada, para que todos os componentes fenólicos sejam extraídos. Em seguida, o vinho fica em estágio, em barricas de carvalho francês de qualidade, entre 6 a 12 meses. Finalmente é engarrafado, aguardando ainda na adega, em novo estágio, de 3 meses, até ser lançado no mercado. O vinho é exportado para a Alemanha, Bélgica, Holanda, Polónia, Suécia e Suíça.

O grande problema que existia até agora é que este Syrah não tinha distribuição garantida na Grande Lisboa. A única hipótese era encontrá-lo no hotel da quinta. A partir de agora, com esta colheita de 2012, é possível ir ao seu encontro na garrafeira Algés com Sabores, em Algés!

O Syrah, com 13,5% de teor alcoólico, apresenta “cor granada intenso, aroma intenso, complexo, com notas de baunilha e pimenta preta num conjunto bem casado com a madeira. Com bastante estrutura, envolvente e final longo, com taninos bons finais.”
Estagiou um ano em madeira de carvalho francês e americano, após vindima manual. Foi feito de acordo com o inovador sistema de produção agrícola integrada, de forma a salvaguardar, a longo prazo, os recursos naturais e meio ambiente. Como já tinha acontecido antes, optou-se por um rendimento baixo por hectare (através de podas severas e de mondas de cachos) e uma produção integrada, em cumprimento com as normas agro-ambientais. Este Syrah está garantido pelo menos até à safra de 2013. O enólogo de serviço é Raul Martins.

Diz um provérbio italiano que:
«Existem cinco boas razões para beber Syrah: a chegada de um convidado, a sede do momento e a futura, o bom sabor do Syrah e não importa mais nenhuma outra razão.»
Aí está algo que pode ser aplicado ao Syrah Vale das Areias de 2012.
Nós já não temos dúvidas!

 

Classificação: 17/20                                                    Preço: 15,00€

Leave a Reply