Syrah e Cultura, uma apresentação

Sabido que é ser o Blogue do Syrah conduzido por dois Professores, decidimos levar o Syrah até uma das nossas Escolas, neste caso a Secundária D. João V, na Damaia, e fazer uma apresentação da nossa casta favorita aos colegas que manifestassem interesse em saber mais sobre esta nossa paixão, e tudo o que a rodeia.

Abertas as inscrições no local, 10 foram os magníficos que se perfilaram para comparecer, atraídos pela curiosidade em saber o que escondia tão inusitado convite.

E foi assim que aconteceu um final de tarde muito bem passado em amena cavaqueira e convívio, pela batuta do eloquente orador, como se poderá ver mais abaixo. O notável público, profundamente sabedor e profissional nas suas áreas de sapiência, apresentou-se devidamente interessado em aprender mais sobre um assunto de que pouco tinha conhecimento.
Como dizia o grande Guimarães Rosa, ‘Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.’

Tudo a postos, podia começar a refrega. Magníficos não eram só os que estavam para chegar. Havia já outros magníficos, em número de 6 para começar (haveria um sétimo de surpresa para o final), representativos de regiões significativas do País e todos com uma história interessante para contar, prontos para entrar em jogo.
Aqui estão eles.

E podia começar a sessão.
Fez-se uma introdução ao mundo maravilhoso do Syrah em Portugal. Em seguida os Syrah presentes foram sendo servidos criteriosamente um a um, taça a taça, sempre acompanhado de toda a explicação histórica, técnica e cultural que rodeou a sua produção.

Os aprendizes foram comentando a degustação, acompanhando com os acepipes escolhidos para dar o equilíbrio necessário ao paladar.

No final, a grande surpresa foi o imenso Cem Reis de 2015. Grupo mais feliz seria difícil de encontrar naquele momento.

Deixamos aqui a lista completa dos 7 magníficos pela ordem em que foram apresentados, com a ligação aos artigos em que falámos de cada um.

Ermelinda Freitas, Casa Ermelinda Freitas, 100% Syrah, Península de Setúbal, 2015

Labrador, Quinta do Noval, 100% Syrah, Douro, 2013

Lybra, Quinta do Monte d’Oiro, 100% Syrah, Lisboa, 2013

QC, Quinta da Caldeirinha, 100% Syrah, Beira Interior, 2013

Homenagem a Hans Christian Andersen, Cortes de Cima, 100% Syrah, Alentejo, 2012

Aldeias de Juromenha, Herdade das Aldeias, 100% Syrah, Alentejo, 2013

CEM REIS, Herdade da Maroteira, 100% Syrah, Alentejo, 2015

Mas se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo vale por muitas imagens. Fomos filmando alguns extractos significativos da sessão,  aqui montados ao som da outra paixão do Blogue do Syrah: Frank Zappa!

Para terminar ficam ainda algumas imagens do que foi acontecendo.
E até uma próxima oportunidade.

This slideshow requires JavaScript.

 

Leave a Reply