Casa Santos Lima, Syrah, 100% Syrah, Lisboa, 2014

A Casa Santos Lima tem este Syrah da região de Lisboa há muitas colheitas!
Mais precisamente desde 2001!
Esta de 2014 que estamos aqui a analisar é de todas a melhor, o que se reflecte na classificação, como não podia deixar de ser!
E tem uma vantagem acrescida: aparece com novos rótulos, mais bonitos e distintos. É o chamado dois em um!

As notas de prova dizem-nos de “um rubi em termos de cor, e falam de um vinho seco e delicado com aromas agradáveis de frutos vermelhos. No palato é fresco e frutado, novamente com notas de frutos vermelhos, framboesas, cerejas e ervas. Bom corpo e estrutura, com uma longa persistência a fruta no final de boca.” Tem uma graduação alcoólica de 14%.

As vinhas distribuem-se por várias Quintas contíguas, com destaque para a Quinta da Boavista, Quinta das Setencostas, Quinta de Bons-Ventos, Quinta da Espiga, Quinta das Amoras, Quinta do Vale Perdido, Quinta do Figo e Quinta do Espírito Santo, que cobrem uma área total de aproximadamente 290 hectares. As propriedades da Casa Santos Lima estão situadas no concelho de Alenquer, 45 km a norte de Lisboa, numa região onde a tradição vitivinícola é secular e as típicas paisagens rurais aparecem com enorme beleza. As vinhas estendem-se por encostas suaves em altitudes compreendidas entre 100 e 220 m, com excelente exposição solar e um clima temperado pela suave brisa marítima do oceano Atlântico, que se encontra a cerca de 26 km para oeste.

A Casa Santos Lima é o maior produtor de “Vinho Regional Lisboa” e “DOC Alenquer”, e um dos produtores portugueses mais premiados em concursos internacionais. As propriedades da empresa pertencem à família Santos Lima há mais de um século sendo, desde há várias gerações, grandes produtores de vinho. No entanto, só em 1996, quando José Luís Santos Lima Oliveira da Silva abandona a sua carreira de mais de 20 anos no sector financeiro, teve início o engarrafamento e comercialização dos seus vinhos.

O escritor Winzerspruch de Dorlisheim disse :
“Deus não quis que o nobre Syrah se perca; é por isso que não só nos dá a vinha, mas também a devida sede.”
Tenhamos pois sede para que o Syrah da Casa Santos Lima nos saiba bem!

 

Classificação: 16/20                                                             Preço: 4,99€

Leave a Reply