Quinta dos Termos, Reserva, 100% Syrah, Beira Interior, 2014

E eis que surge um novo Syrah da Quinta dos Termos!
Não confundir com o já conhecido Reserva do Patrão, do qual já falamos aqui, aqui e aqui! Este é também um Reserva mas é diferente. E surge de rompante na última feira de vinhos promovida por uma revista de vinhos. Mais: foi designado como o vinho oficial da feira! Tanto quanto sabemos foi a primeira vez que um monocasta Syrah teve tal desígnio. O preço de feira teve um desconto de 50%!

É um Syrah de qualidade, podemos desde logo dizer. As notas de prova dizem que “é rico de cor, tem aroma intenso e torna-se muito atraente na boca, graças aos seus taninos aveludados”, e tem uma graduação alcoólica de 14%.

A Quinta dos Termos está de costas viradas para a Serra da Estrela, com exposição sul, em declive meio acentuado e resguardada a norte pela montanha que a delimita. A Quinta dos Termos apresenta um terroir próprio que marca de forma indelével os vinhos ali produzidos. A Quinta é possuidora de um microclima próprio e de terras pobres, que naturalmente disciplinam as variedades mais produtivas. Ali se cultivam as castas tradicionais da Beira Interior, tais como Trincadeira, Jaen, Rufete, Marufo, Tinta Roriz, Tinto Cão, Afrocheiro Preto, Touriga Nacional, Baga, Siria e Fonte Cal e ainda algumas do Novo Mundo tais como Petit Verdot e Sangiovese. A Adega é dotada de sofisticada tecnologia, mas seguindo as técnicas tradicionais, orientadas por enólogos conceituados no mundo dos vinhos.Esta quinta é o maior produtor da região com Denominação de Origem da Beira Interior, actualmente a produzir cerca de 700 mil litros por ano.

A propriedade de 56ha tenta ser o mais biológica possível, não usando herbicidas nem pesticidas e prezando sempre a utilização de produtos naturais, que, apesar de serem menos eficazes e darem mais trabalho, compensam no resultado final. A nova adega é construída em 2002, com materiais característicos da região, onde predomina o granito, e encontra-se equipada com modernos equipamentos, procedendo-se a uma vinificação natural, com o uso diminuto de produtos químicos devido à higiene total ali existente. A adega dispõe ainda de um moderno laboratório onde é efectuado o controlo físico e químico, desde as uvas ao mosto até ao vinho, sala de provas e instalações sociais.

Fernando Pessoa escreveu:
“Pão para a boca, Syrah para a alma.”
Que o Syrah seja como o pão para a boca, sempre com muita alma!

 

Classificação: 16/20                                                          Preço: 9,00€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *