Grand´Arte, 100% Shiraz, DFJ Vinhos, Lisboa, 2014

Estamos perante a terceira colheita deste Shiraz, desta forma designado porque nos foi confidenciado que com a grafia do novo mundo, em vez de Syrah, vende muito mais em terras anglo-saxónicas! A primeira colheita foi em 2011 e a segunda foi em 2012. Esta é de 2014 e a qualidade mantêm-se!

O Shiraz Grand´Arte, da DFJ Vinhos, liderada por José Neiva Correia, nasce na Quinta Fonte Bela, em Vila Chã de Ourique, no concelho de Santarém, ou seja, é um regional de Lisboa. Possui uma graduação alcoólica de 13,5% e teve um estágio de três meses em barricas de carvalho francês. Diz-nos o produtor que se trata de um Shiraz “…equilibrado, com taninos macios e um toque de baunilha e especiarias. Muito suave, fácil de beber e ao mesmo tempo, intenso, persistente e saboroso.”

A DFJ Vinhos, uma casa que produz uma média anual de seis milhões de garrafas, distribuídas por 33 marcas e 77 vinhos diferentes, oriundos de quase todas as regiões vinícolas portuguesas. Tendo em conta o panorama português, poderíamos chamar à empresa do Eng.º Neiva um potentado vinícola.

A produção no nosso caso faz-se por método clássico de fermentação com desengace e contacto pelicular pré fermentativo seguido de aplicação de leveduras secas activas. Fermentação a 30ºC nos primeiros 2/3, e baixando para 20ºC durante o último 1/3. Durante todo o processo fermentativo são feitas 2 remontagens diárias utilizando em cada uma delas metade do volume contido na cuba. Após a fermentação alcoólica é mergulhada a manta durante 30 dias, durante os quais se procede à extracção dos taninos suaves, à fermentação maloláctica e estabilização natural do vinho. Estágio de 3 meses em barricas de 225Lt de carvalho francês da Seguin Moreau. Feito a partir de uvas seleccionadas da casta Shiraz, este vinho de cor granada mostra alta concentração de frutos com aromas de ameixas, amoras e chocolate. O estágio em madeira deu-lhe um equilíbrio perfeito e um final de boca deliciosamente macio. No total, já representa mais de 60 000 garrafas, com cerca de 35 000 garrafas vendidas para uma cadeia de restaurantes em Inglaterra.

O poeta romano Ovídio escreveu:
“Aquece o sangue, acrescenta brilho aos olhos, Shiraz e amor sempre foram aliados!”
Portanto vamos aquecer este Inverno com um brilhozinho nos olhos e este Shiraz Grand´Arte 2014!

 

Classificação: 16/20                                                         Preço: 7,95€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.