Mensagem de Syrah, Altas Quintas, 100% Syrah, Alentejo, 2015

Hoje apresentamos o mais novo Syrah a aparecer no mercado português!
E claro, é com imensa alegria que o fazemos.
Chama-se Mensagem de Syrah!
Ora aqui está um nome forte para um Syrah!
Tem impacto!
Gostamos!

Foram produzidas três mil e seiscentas garrafas, e as notas de prova dizem-nos que se trata de um “syrah de cor granada intensa, com aromas de compota de frutos vermelhos, chocolate e especiarias. Na boca, revela a frescura oriunda do Terroir, forte estrutura e longo final.” Tem 14,5% de graduação alcoólica e uma grande capacidade de evolução.

As vinhas encontram-se num Terroir muito especial. Localizam-se a 600 metros de altitude, num planalto que se desenvolve de uma forma única, em plena Serra de São Mamede. A altitude, as condições do mesoclima desta zona e os solos de médio potencial produtivo tornam este local tão especial. A vinha é conduzida dentro de um programa de protecção integrada. As uvas de Syrah para este vinho foram colhidas manualmente dos melhores talhões desta casta para caixas de 20 Kg. O transporte foi feito de forma rápida para a adega. Fez-se a selecção de cachos e bagos à entrada da adega. Fez-se a fermentação a temperatura controlada, em balseiro de carvalho francês; seguiu-se uma longa maceração pós-fermentativa e estágio no mesmo balseiro. Mais de 70% dos cachos são retirados em verde para que os que ficam tenham outra estrutura e qualidade. Só são produzimos 3.500 Litros por hectare.

Altas Quintas é a concretização do sonho do produtor João Lourenço de fazer, no Alentejo, nada menos que grandes vinhos, que sejam um desafio para apreciadores exigentes. Esta boa obsessão é a essência de Altas Quintas. Essas condições ideais foram encontradas na Herdade de Porto da Bouga. A região e o local (Portalegre, Serra de São Mamede) continuam o projecto Altas Quintas. Uma propriedade classificada, com história de produção de vinho já desde o século XIX e emblemática na região. A área de 256 hectares encontrava-se plantada com cerca de 20 hectares de vinha, aos quais se juntaram mais 30 hectares, mantendo uma base de castas autóctones. Essa base é composta por Trincadeira, Aragonez e Alfrocheiro, e complementada com percentagens mais baixas de Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Syrah. O encepamento branco, em menor proporção, é de Verdelho e Arinto.

Além da vinha, existem cerca de 80 hectares de pinheiros, 50 de sobreiros, 20 de fruteiras e 8 de olival. João Lourenço rapidamente percebeu que a localização da Quinta permitia fazer a diferença. A altitude de 600 metros a que está situada a vinha, num planalto com orientação Norte-Sul é o início da diferença. Esta altitude, única no Alentejo, permite de imediato criar uma série de diferenciações: as características dos solos, o microclima desse planalto, com temperaturas mais amenas e índices pluviométricos diferentes do resto do Alentejo. Nem só de Terroir se fazem os grandes vinhos e, como tal, é necessário dar o contributo tecnológico para os criar. Assim, foi construída uma Adega pensada de raiz e com todas as condições para se fazerem grandes vinhos. Tem capacidade para 150.000 L, equipado com balseiros de carvalho francês Seguin Moreau. As barricas de carvalho francês são usadas apenas até ao terceiro ano. Possui ainda um sistema de controlo de temperatura e câmara de refrigeração para brancos.

Raúl Ponchon, poeta francês, escreveu que:
“Syrah dá poesia, poesia dá Syrah!”
É pois de poesia que estamos a falar, verdadeira poesia degustativa, quando falamos deste Mensagem de Syrah 2015!

 

Classificação: 17/20                                                        Preço: 20,65€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.