Quinta do Barranco Longo, 100% Syrah, Algarve, 2013

Hoje vamos falar do Syrah da Quinta do Barranco Longo e da colheita de 2013!
Trata-se de um Syrah de qualidade, sem margem para dúvidas!
A equipa de enologia é constituída por Rui Virgínia e Patrícia Piassab.

As notas de prova dizem-nos que tem uma “intensa cor rubi/violácea. Aroma a frutos silvestres maduros, especiarias e chocolate. Sabor varietal intenso com boa estrutura de taninos. Termina de uma forma longa e persistente.” Tem 14% de graduação alcoólica. O processo de produção do Vinho Tinto Reserva Syrah Barranco Longo começa com o desengace das uvas e a sua maceração em lagares de inox. A fermentação alcoólica é feita a uma temperatura controlada e fazem-se duas repisas diárias. A maceração pós-fermentativa é feita em cuvaison durante 15 dias e a fermentação é malolática. O vinho estagia um ano em barricas de carvalho americano e francês.

Esta quinta está localizada no coração do Algarve. O terroir, com solo argilo calcário, e as mais de 3000 horas de sol por ano, potenciam o atributo das uvas que, depois de transformadas, resultam em Syrah de elevada qualidade. A Quinta do Barranco Longo, situada na freguesia de Algoz, concelho de Silves, dedica-se, entre outras actividades, à produção e comercialização de vinhos de mesa e de vinhos espumantes. O projecto nasce em 2001, com a realização dos primeiros ensaios de “microvinificação”, tendo em vista a obtenção de produtos de alto calibre. Em 2003 são produzidos os primeiros vinhos “Barranco Longo Rosé”, “Barranco Longo Tinto” e “Barranco Longo Reserva”.
Em 2004 produzem-se 10000 litros e também o primeiro monocasta: “Barranco Longo Touriga nacional”. A produção triplica em 2005, ano em que surge o primeiro vinho “Barranco Longo Branco” e o monocasta “Barranco Longo Syrah”. A partir de então, e porque os vinhos foram bem posicionados e reconhecidos no mercado, esta actividade não parou de crescer. Em 2008 chegaram mais novidades. A gama de vinhos é alargada ao primeiro espumante da região algarvia e ao primeiro vinho rosé português 100% fermentado em barricas de carvalho.

A quinta está nas mãos de Rui Virgínia, que continua a aperfeiçoar o ciclo do vinho com os métodos enológicos mais inovadores. Os vinhos estão orientados para a cadeia hoteleira e restauração, estando o seu negócio centralizado na marca “Barranco Longo”, destinada aos mercados Nacional e Internacional.

Actualmente a Quinta do Barranco Longo produz cerca de 150000 garrafas por ano e conta com uma vasta gama de vinhos tintos, rosés, brancos e espumantes. Uma parte importante da produção vai para o mercado externo. Bélgica em primeiro lugar, Dinamarca a seguir, e também Holanda.

Há um provérbio popular que diz que:
“De vinho em vinho vamos aprendendo um pouquinho.”
É o acontece com mais este Syrah algarvio. Aprende-se mais um pouco a cada nova degustação!

 

Classificação: 17/20                                                      Preço: 13,90€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *