Vinhas de Pegões, Adega Cooperativa de Pegões, 100% Syrah, Setúbal, 2017

Apresentamos a terceira colheita deste Syrah de Pegões, Adega Cooperativa de Santo Isidro, do ano de 2017!
Tão enigmático como o primeiro, apresentado aqui, e como o segundo, apresentado aqui e aqui.
E qual é o elemento de espanto que este Syrah apresenta?
Vejamos pois. Trata-se de um Syrah da colheita de 2017, ou seja, uvas vindimadas em Setembro, vamos antes dizer Agosto, porque como sabemos a vindima do ano passado foi precoce. Temos portanto que as uvas de onde provém este Syrah foram vindimadas em Agosto de 2017, logo este Syrah tem cinco/seis meses. Normalmente não estaria em condições de ser colocado no mercado, dada a sua juventude. E no entanto, este Syrah de 2017 está espectacularmente bebível!
Irá evoluir, naturalmente, mas desde já está com grande potencial.
Fantástico!
Tem prevista em termos de longevidade uma evolução positiva pelo menos nos primeiros 7 anos. As notas de prova falam “de frutos vermelhos e pretos bem maduros típicos da casta, bem integrado com a madeira, compota, cheio de taninos macios, final longo.” A graduação alcoólica é de 14%. O enólogo deste Syrah é Jaime Quendera. A cor é granada, a fermentação foi realizada em cubas de lagar inox com temperatura controlada seguida de maceração pelicular prolongada.

A Adega Cooperativa de Santo Isidro de Pegões, de seu nome completo, é um verdadeiro colosso no panorama vitivinícola português. Produz 12 milhões de garrafas de vinho por ano, distribuídas por 48 referências, que é assimilado em 75% pelo mercado nacional. Os outros 25% são para exportar, praticamente para todo o lado. Apresentar aqui a lista de países nos diversos continentes em que os vinhos da Cooperativa de Pegões estão representados seria fastidioso, mas interessante, porque são algumas dezenas! A Península de Setúbal, região onde estão situadas as vinhas da Cooperativa de Pegões, assim como outras grandes herdades de que já aqui falámos e continuaremos a falar, é caracterizada por um microclima com óptimas condições climáticas, únicas onde se destaca os solos arenosos ricos em água e o clima Mediterrâneo com influência marítima devido à proximidade do mar. A perfeita harmonia destes elementos favorecem o desenvolvimento de castas nobres perfeitamente adaptadas originando vinhos de qualidade.

Petrônio, que foi um escritor romano, mestre na prosa da literatura latina, escreveu:
“Vence as preocupações com um Syrah.”
Aqui está um bom exemplar para usar como arma de paz nestes tempos de aflição, este recém-nascido Vinhas de Pegões!

 

Classificação: 17/20                                                                   Preço: 4,99€

One thought on “Vinhas de Pegões, Adega Cooperativa de Pegões, 100% Syrah, Setúbal, 2017

  1. Tornei-me fã da casta graças a este Pegões…tenho que reconhecer que bate a minha casta anteriormente favorita “Touriga Nacional”, e que a mesma adega também pôs no mercado através do pingo doce. Ando sempre á cata da promoçãozinha do Pingo Doce, e é mesmo um vinho de eleição. Bem gostaria de guardar algumas mas até á data ainda não consegui…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.