Passo dos Terceiros, Sovibor, 100% Syrah, Alentejo, 2015

Eis o nosso mais recente Syrah a ser degustado, do Alto Alentejo, mais precisamente de Borba e do ano de 2015!
Ao primeiro contacto na boca há logo uma explosão de aromas a frutos vermelhos. Muito abrangente, taninos bem dominados, acidez q.b., este é um Syrah que a ter continuidade poderá vir a fazer história!
Uma grande capacidade de evolução é outra marca saliente deste Syrah! Trata-se da primeira colheita da Sovibor, Sociedade de Vinhos de Borba, que este ano faz cinquenta anos de vida e está completamente renovada. Ficámos com essa ideia logo após a conversa tida com o seu director de exportação, José Carneiro Pinto. Foram feitas cerca de três mil e quinhentas garrafas que tendo em conta a qualidade e o preço apresentado não vaticinamos uma estadia longa no mercado. Este Syrah está vocacionado apenas para garrafeiras! O nome deste Syrah, Passo dos Terceiros, deve-se à construção de 1755 contígua à adega da Sovibor que é a maior de um conjunto de quatro estações esculpidas em mármore branco, representando os Passos do Senhor a caminho do calvário.

As notas de prova dizem que é um “Syrah com cor rubi, aroma elegante e toques balsâmicos, com notas de frutos vermelhos maduros. Boca elegante e fresca, com belo volume, taninos sedosos, bem casados com a acidez que o vinho ostenta. Termina longo e com bom equilíbrio final.” Tem 15% de graduação alcoólica. O enólogo é o mestre António Ventura, artífice de muitos Syrah e que aqui atinge um dos seus pontos mais altos!

Falemos agora da empresa que está por detrás deste Syrah. A Sovibor, Sociedade de Vinhos de Borba, Lda. é uma Sociedade Comercial por Quotas constituída por escritura pública, a 16 de Dezembro de 1968. Resulta da fusão de dois pequenos produtores que muitos anos antes de 1968 iniciaram as respectivas actividades e mais tarde criaram as firmas Manuel Joaquim Mira e Domingos Luiz Pinto & Filho, Lda., ambas com largas tradições no campo vinícola. Por isso, e em consequência de tal fusão a SOVIBOR é gerida por pessoas tradicionalmente ligadas à actividade vitivinícola. Embora esteja equipada com a mais moderna tecnologia com vista à produção de vinhos de qualidade, esta empresa dispõe ainda de uma antiga e bonita adega de envelhecimento, com cerca de três mil hectolitros em tonéis de madeira. A Sovibor empresa histórica do Alentejo que comemora, já em 2018, o seu 50º aniversário, quer terminar o ano com as exportações a valeram já 20 a 25% das suas vendas. A empresa, propriedade do grupo Sousa Tavares, SGPS, que detém, entre outras, a distribuidora Sotavinhos e a produtora vinícola Quinta do Progresso, fechou 2016 com uma faturação inferior a 1,5 milhões de euros, valor que pretende duplicar até 2021. Adquirida em Dezembro de 2014, a Sovibor passou a contar com uma nova administração, liderada por Fernando Tavares, e com uma nova equipa de enologia, a cargo de António Ventura, em coordenação com Rafael Neuparth e Rita Tavares. A aposta passa por reposicionar todos os vinhos num patamar superior de qualidade e de preço.

A beneficiação das infraestruturas, com o restauro dos edifícios, e a renovação da linha de engarrafamento, totalmente automatizada, foi recentemente concluída, um processo em que a Sovibor investiu mais de meio milhão de euros. Estão, ainda, previstos novos investimentos com vista à ampliação do armazém de produto acabado e de matérias-primas. A par da recuperação da adega, cave de tonéis e sala de talhas, a Sovibor aposta num novo patamar de qualidade superior e no relançamento dos vinhos com a velha identidade local.

Fernando Pessoa, simultaneamente grande poeta e bebedor de Syrah, bastas vezes apanhado em flagrante de litro, escreveu o célebre “Canções de Beber” onde é dito:
“Sabei, meus amigos, que desde que em meu lar
Um novo casamento contraí com alegria:
Apartei a razão árida e velha de meu leito,
Para a filha da vinha desposar.”
O Passo dos Terceiros 2015 é bem um daqueles Syrah que vale a pena desposar, sem pensar em mais razões!

 

Classificação: 18/20                                                                        Preço: 9,95€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *