Filipe Sevinate Pinto – Mais um enólogo de prestígio no mundo do Syrah

Na sequência de artigos anteriores sobre os enólogos que fazem Syrah em Portugal, continuamos por esse caminho e trazemos desta vez à ribalta Filipe Sevinate Pinto, que tem no seu currículo três Syrah, um com várias colheitas, um outro foi colheita única e o terceiro é a primeira até ver!

Aqui vão eles, todos de peso, como se pode ver pelas classificações por nós atribuídas:

Planura, Unicer Vinhos S.A., 100% Syrah, Alentejo
Classificação: 16/20

 

Herdade da Figueirinha, Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha Lda, 100% Syrah, Alentejo
Classificação: 17/20

 

S. Sebastião,Quinta de S. Sebastião, 100% Syrah, Lisboa
Classificação: 17/20

 

Vejamos cada um em pormenor.

Planura, Unicer Vinhos S.A., 100% Syrah, Alentejo
Este é um Syrah da responsabilidade da Unicer Vinhos, empresa bem conhecida de vinhos, cervejas, refrigerantes e águas engarrafadas.
Planura é um vinho Regional Alentejano que resulta de um rigoroso controlo de qualidade vitícola e enológico, dando origem a vinhos harmoniosos e equilibrados. O enólogo de serviço é Filipe Sevinate Pinto. A graduação alcoólica é de 14,5%. As notas de prova do enólogo dizem que o “Planura Syrah apresenta uma cor intensa e uma distinção aromática surpreendente, onde predominam os aromas a chocolate, compota e algumas notas fumadas. A sua estrutura de taninos confere uma prova cheia, frutada e elegante.
A Unicer está presente de Norte a Sul do país, conta com 1350 colaboradores, possui 13 estabelecimentos que incluem centros de produção de cerveja, de sumos e refrigerantes, e de vinhos, assim como centros de captação e engarrafamento de água, além de vendas e operações. A Unicer exporta 150 milhões de litros, tem 90.000 camiões de transporte para 50 países.

Herdade da Figueirinha, Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha Lda, 100% Syrah, Alentejo
O Syrah da Herdade da Figueirinha de 2006 é um vinho Regional Alentejano monovarietal, de uvas provenientes da Herdade da Figueirinha.
Apresenta cor rubi intensa, aroma a frutos vermelhos, madeira bem integrada, taninos redondos e acidez equilibrada. Notas de prova falam-nos de um “aroma intenso, nota de queimado/aborrachado, algum anis mentolado, fruto doce, taninos redondos, tom morno e sobremaduro, final com nota capitosa.” Possui graduação alcoólica de 14,5%.
O enólogo é Filipe Sevinate Pinto. Com uma área de 170 hectares de olival, em 2006, a empresa decidiu construir o Lagar da Figueirinha, com capacidade de transformação de 8 milhões de toneladas de azeitonas, e que produz um azeite de alta qualidade. O consultor técnico para a produção de azeite é João Gomes.

S. Sebastião,Quinta de S. Sebastião, 100% Syrah, Lisboa
A Quinta de S. Sebastião já merecia o seu Syrah! Esta primeira colheita do ano de 2015 e apesar da produção relativamente pequena, é de grande qualidade! As notas de prova dizem-nos que se trata dum “vinho de cor granada escura e nariz com notas de pimenta e groselha preta. Na boca é fresco e estruturado.” A graduação alcoólica é de 14,5%. O enólogo de serviço é Filipe Sevinate Pinto.
O projecto Quinta de S. Sebastião nasce da vontade do seu proprietário – António Parente – colocar no mapa a região de Arruda dos Vinhos, unindo os seus produtores num projecto único, sob a umbrela da marca Quinta de S. Sebastião. Esta é uma região que sofria dum fraco reconhecimento dos vinhos aqui produzidos. Pretendeu-se com este desafio juntar vinhos e produtores, num projecto estruturante para a região, combatendo esta percepção pela produção de vinhos com qualidade inquestionável, partindo para a conquista de um mercado altamente competitivo em marcas e propostas de valor.

Filipe Sevinate Pinto é um enólogo que se destacou entre as novas gerações de talentosos enólogos Portugueses. Licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia e com experiência em vindimas internacionais, está agora dedicado à produção de vinhos de qualidade no nosso País, nomeadamente na região do Alentejo.

Formado em Engenharia Agro-Industrial com especialização em enologia pelo Instituto Superior de Agronomia. Após vários anos de experiência ganha em projectos dentro e fora do país como estagiário, responsável de produção e enologia, trabalha actualmente como enólogo consultor em vários empreendimentos de vinhos de norte a sul do país. Os seus vinhos ganharam nos últimos anos mais de 100 prémios (várias medalhas de ouro) em alguns dos mais importantes concursos internacionais e foi nomeado nos prémios W 2010 e W 2011 para o melhor jovem enólogo de Portugal. Adequar os vinhos àquelas que são as actuais tendências do mercado será o principal objectivo de Filipe Sevinate Pinto, e que vinha há vários anos a trabalhar com o enólogo António Saramago.

Natural de Ferreira do Alentejo e filho do antigo ministro da Agricultura Armando Sevinate Pinto, Filipe Sevinate Pinto colabora igualmente como enólogo com a Unicer Vinhos (do grupo Unicer) e com o Monte do Álamo – Vinho Regional Alentejano (de Nossa Senhora de Machede). Em 2011 foi nomeado para os “Prémios W” (promovidos pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho), na categoria de “Melhor Jovem Enólogo”. Ficamos pois muito felizes por ter alguém deste calibre a trabalho do nosso lado, o lado do Syrah!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.