JAAP Rosé, Quinta-Rosa, 100% Syrah, Algarve, 2017

JAAP é um produtor biológico localizado em Silves, no Algarve.
A Quinta chama-se Quinta-Rosa e trata-se de um pequeno produtor, com apenas 3.3ha de vinha, em modo biológico.
Em 2008 e 2009 foram plantados os 2ha iniciais, e em 2013 foram plantados mais 1.3ha. Nas tintas, temos as castas Syrah, naturalmente, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Aragonez, Merlot e Trincadeira. Nas brancas, apenas Chardonnay.
As primeiras colheitas sairam em 2011, mas sem certificação. “Oficialmente”, isto é, certificados, apenas desde 2012, mas com uma grande variedade de tintos. Actualmente, também têm rosé e um branco.
É possível visitar o produtor, ver as vinhas e provar e adquirir os seus vinhos. Os preços são bastante em conta e também têm produção local de azeite, compotas e licores.
O JAAP branco 2014 é um monocasta Chardonnay. Perfil diferente do habitual, pouco frutado, sugestões de pêra. Um vinho com pouca frescura, ligeiramente rústico, mas muito acessível. Nos tintos há um grande leque de opções. Temos os blend formados por Syrah, Touriga Nacional + Syrah, Mertlot e o Aragonês. São tintos que reflectem o calor da região, com fruta madura, baixa acidez, encorpados. Não esperem vinhos excepcionais, mas esperem vinhos genuínos, macios, fáceis de beber e agradáveis.
Um produtor recente, que exporta quase toda a sua produção, e que está em processo de “aprendizagem”. Mais um produtor “bio” no Algarve, mais um produtor “alternativo”, longe dos vinhos massificados.

Os vinhos da JAAP são o resultado da iniciativa de um empresário holandês que, em 1998, decidiu abraçar o desafio de se dedicar à viticultura nesta região.
Jaap Honekamp é proveniente de Amesterdão e sabia que, na altura, o Algarve não era das regiões mais prestigiadas em matéria de vinhos. Ainda assim, fechou a sua empresa de construção civil para se tornar produtor de vinhos na região. A adaptação levou o seu tempo até que, em 2012, conseguiu registar oficialmente o seu produto na CVA (Comissão Vitivinícola do Algarve). Refira-se que desde 2015 a JAAP está registada como tendo vinha e vinhos biológicos pela SATIVA.
Jaap Honekamp produz então Vinho Regional do Algarve, com a particularidade de fazer vinho de agricultura biológica. A sua quinta, em Silves, tem três hectares e meio de vinha sem produtos químicos, das quais resultam vinhos puros, tratados de forma tradicional e sem adições. São cultivadas oito castas de uva vermelha e uma casta de uva branca, a partir da qual é feito um Chardonnay cheio, fresco e frutado.

O médico Dr. Weissebach disse:
“O Vinho é para o homem que dele faça uso moderado, um estimulante do apetite, um excelente auxiliar do seu estômago no trabalho e digestão, um gerador de bem-estar, um generoso dador de alegria.”
Os vinhos biológicos JAAP estão aí para quem os quiser provar e beber agora que estamos na primavera e o tempo está a começar a mudar!

 

Classificação: 15/20                                                             Preço: 7,95€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.