Aldeias de Juromenha, Herdade das Aldeias, 100% Syrah, Alentejo, 2014

Muito pouco tempo após termos feito a homenagem a António Saramago na prova cega dos melhores Syrah portugueses de 2017 eis que chega ao mercado o novo Aldeias de Juromenha de 2014, e vem na sequência das anteriores colheitas ou não fosse um Syrah de Saramago! Apesar de mestre António já não fazer parte dos quadros da Herdade das Aldeias desde a ponta final do ano passado ainda temos esta colheita da sua responsabilidade e ainda bem, dizemos nós!

É um Syrah de “cor retinto, aroma frutos vermelhos e compota, bons taninos, volumoso, equilibrado com boa acidez que lhe permite ter longevidade.” O Syrah da Herdade das Aldeias de Juromenha é, já o dissemos, todo comercializado em Portugal. O facto de ser reserva significa neste caso que tem dez meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, e tem uma graduação alcoólica de 15%.

A Herdade das Aldeias é uma empresa agrícola situada a cerca de 15km da Cidade de Elvas e junto da Vila de Juromenha com vista para o Rio Guadiana de belíssima paisagem. Está inserida numa zona histórica com grande tradição na arte de fazer vinho. Este projecto em particular está em desenvolvimento desde 1986. A adega está rodeada por 70 hectares de vinha própria. Este sistema promove um aumento na eficiência na vindima, uma vez que reduz o tempo desde a colheita até ao processamento das uvas. O clima é caracterizado por uma Primavera e Verão excessivamente quentes e secos. A exposição solar regista também valores bastante altos, em particular nas semanas anteriores à vindima, condições que contribuem para uma perfeita maturação das uvas. De facto as condições são extremamente favoráveis à síntese e acumulação de açucares e concentração de aromas e cor na película da uva. A bacia hidrográfica é dominada pelo Rio Guadiana e o tipo de solo é predominantemente xistoso.

A produção actual é de cerca de meio milhão de litros por ano, tendo uma capacidade de armazenamento de 600.000 litros.Todos os processos desde a vinificação até ao engarrafamento são realizados nas instalações da adega. O preço em supermercado sofreu um aumento de um euro e meio mas que se percebe perfeitamente quando temos um Syrah desta qualidade!

O desportista Miguel Torres diz que “Qualquer homem inteligente pede um Syrah que agrada às mulheres!”
Esse problema para nós está automaticamente resolvido quando temos à disposição o Syrah da Herdade das Aldeias de Juromenha!

 

Classificação: 18/20                                                             Preço: 6,49€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.