Syrah medalhado

A American Association of Wine Economists (AAWE) é uma coisa séria. Ler os seus documentos exige cabeça fria e conhecimentos de alta matemática, nomeadamente probabilidade e estatística, que estão para além das capacidades normais de um mortal comum. A seriedade é tanta que quando eles afirmam, e demonstram até à exaustão, a percentagem exacta de aumento do preço de um vinho quando ganha uma medalha em concurso, nós acreditamos. Será? No final revelaremos que nem sempre é assim.

Portanto a questão é: Para que serve uma medalha num concurso de vinho? Prestígio, garrafa com o rótulo engalanado, mas na realidade os consumidores a maior parte das vezes nem repara nisso. No entanto, o estudo referido, que pode ser descarregado aqui em formato pdf, revela que os produtores aumentam os seus preços em 13% se ganharem uma medalha em concursos de vinho. O artigo tem como objectivo principal verificar o efeito de uma medalha sobre o preço do vinho, concluindo que um produtor cujo vinho recebe uma medalha pode aumentar seu preço em futuras edições.

A pesquisa comparou o preço dos vinhos antes e depois de uma série de competições, descobrindo que alguns produtores aumentam logo o preço assim que são revelados os resultados, na maioria dos casos colocando um autocolante reproduzindo a medalha que ganharam. Isso ocorre porque alguns possuem contratos com negociantes em que há uma provisão para que o produtor receba um aumento de preço específico se o vinho ganhar uma medalha entre a data do contrato e a data de entrega. Como se pode ler no artigo, os autores concluem que “os incentivos para participar de competições são altos”.

Para terminar o nosso texto, e falando sobre a inexactidão que aflorámos acima, tomemos o caso do nosso famoso Cem Réis, merecidamente premiado, cuja tiragem de 2016 vai ter um aumento de preço acima do dobro em relação aos anos anteriores.

Concluindo: mesmo a matemática mais hermética e avançada pode falhar em alguns casos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *