Lybra, Quinta do Monte d’Oiro, 100% Syrah, Lisboa, 2015

Hoje apresentamos a colheita do Lybra da Quinta do Monte d’Oiro do ano de 2015. E a primeira coisa que queremos marcar é de que se trata do melhor Lybra de sempre! O ano, claro, ajuda e muito! A capacidade de evolução está assim assegurada e neste momento não podemos garantir o que será este Syrah daqui, por exemplo, dois anos! O conselho que damos desde já, que é o que iremos fazer, é guardar umas garrafinhas e ir bebendo ao longo do tempo para ajuizar melhor da evolução deste Syrah de Alenquer!

O Lybra tem uma graduação alcoólica de 13,5%, e são produzidas em média 15 a 20 mil garrafas por colheita. O estágio é de 10 a 12 meses em barricas de carvalho francês. As notas de prova escolhidas dizem que se trata de um Syrah “Cor rubi intensa e nariz marcado pelos aromas de frutos pretos e do bosque, bem como delicadas notas de especiarias e alguma madeira, na boca é um vinho equilibrado, de taninos polidos e um volume e estrutura de expressão média, conta com um paladar frutado e especiado, além de ligeiramente vegetal, terminando com um final de boca de comprimento e persistência medianos.” O Lybra surgiu pela primeira vez em 2006 em substituição do Vinha da Nora.

A Quinta do Monte d’Oiro é uma quinta de 20 hectares mas que faz uma gestão parcelar num conjunto total de 10 parcelas que possuem características muito particulares e diferenciadas em termos de solo. A própria vindima é feita parcela a parcela. Ora, se temos 10 parcelas e se os vários Syrah que existiram e existem da Quinta do Monte d`Oiro são de uma ou mais parcelas da quinta, lançamos uma questão: qual será, em termos teóricos, o número possível de combinações de modo a termos Syrah sempre diferentes? O Blogue do Syrah pediu ajuda a um professor de matemática que rapidamente deu a resposta: 1023 possibilidades de combinações entre as 10 parcelas de Syrah que a Quinta do Monte d`Oiro possui. A família Bento dos Santos pode continuar a fazer Syrah sempre diferentes e sempre de qualidade.

O jornalista português Edgardo Pacheco escreveu:
Não há nada mais chato do que levar um vinho sem história para a casa de um amigo!”
Ora, isso é impossível de acontecer com o Lybra Syrah que pertence a uma quinta de oiro com uma história fantástica de implantação da Syrah em Portugal!

 

Classificação: 17/20                                                                       Preço: 8,99€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.