Como se deve guardar um Syrah aberto

Dizem os especialistas que o vinho é uma bebida que se deteriora com alguma facilidade quando exposto ao oxigénio ou mesmo à temperatura ambiente. O ideal sempre será consumir a garrafa por completo após aberta. Porém, muitas vezes, tal coisa não acontece e a questão que se coloca é como preservar o vinho de modo a que não se estrague.

Nessa circunstância recomenda-se antes de mais nada vedar a garrafa. A rolha original impedirá a entrada de oxigénio, no entanto, não irá retirar o que já está dentro da garrafa. Bombas a vácuo ou gás argónio são soluções que auxiliam na preservação das propriedades do rótulo por um período prolongado, embora de custo acrescido!

Com o vinho devidamente fechado, ele precisa ser armazenado numa adega com temperatura entre 10ºC e 13ºC. Não se aflija se não possuir uma adega climatizada. O frigorífico é sempre uma opção. Tenha apenas em atenção retirá-lo cerca de uma hora antes de servir novamente. O importante é não esquecer a garrafa na adega ou no frigorífico por muitos dias, caso contrário o vinho perderá qualidades a nível do nariz e seguramente da boca.

Vamos agora falar de outra forma: esta é uma questão que nos faz uma grande confusão! Guardar um Syrah aberto? Duas soluções: fazer com que não sobre, será a solução que resolve o problema antes dele nascer! A outra solução é guardá-lo, aberto, sem rolha, num local amplo, seco e onde não incida a luz solar directa! Nestas condições pode guardá-lo quatro a cinco dias garantidamente sem necessidade de frigorífico! Foi sempre assim que o Blogue do Syrah fez e até ao momento presente e não tem motivos de queixa, bem pelo contrário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.