Herdade dos Pimenteis, 100% Syrah, Algarve, 2015

Estamos perante a segunda colheita do Syrah da Herdade dos Pimenteis! E que Syrah! O anterior, de 2013, que tinha sido apresentado há precisamente dois anos para além de ter sido uma surpresa o seu aparecimento, a qualidade demonstrada  deixou-nos também bastante entusiasmados na altura! Hoje estamos perante algo de diferente para melhor! Este Syrah é um genuíno topo de gama com capacidade de evolução!

As notas de prova do produtor e enólogo Paulo Fonseca dizem-nos que tem “um aspecto límpido, com uma cor rubi intensa. O aroma é fino, elegante, sugerindo frutos vermelhos bem maduros e algumas especiarias. Equilibrado de taninos suaves mas estruturados.” Final prolongado, acrescentamos nós, e com o tempo esse alongamento irá sendo mais acentuado. Tem uma graduação alcoólica de 15%. A colheita anterior era de 14,5% de graduação alcoólica.Foram feitas 4000 garrafas! Número bem inferior ao da colheita anterior de 7000 garrafas, mas como diz o outro não se pode ter tudo! Tem-se menos quantidade mas a qualidade é superior! Costuma dizer-se e muitas vezes com razão como é o caso, que por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Se é verdade que é o Paulo Fonseca que manda na adega, quem controla e orienta todo o projecto que tem o seu nome é a Ana Pimentel.

A Herdade dos Pimenteis é um projecto com mais ou menos uma dúzia de anos, situa-se em Portimão, a 5 km do centro da cidade e ocupa 40 hectares do Morgado da Torre, na Penina. Os solos argilo-calcários têm grande tradição na cultura da vinha que se faz aqui há várias gerações. Os vinhos que produz apresentam-se aos seus consumidores sob o slogan “Após gerações perdidas renascem as vinhas do Algarve!”. É verdade que os vinhos do Algarve durante muito tempo, demasiado tempo diríamos nós, andaram um tanto ou quanto perdidos e a qualidade deixava a desejar. Hoje a realidade é totalmente diferente e em relação aos Syrah, que é o que nos interessa, o consumidor não deve ter qualquer receio no confronto de qualidade entre um Syrah algarvio e o de uma outra qualquer região do país!

Os hectares de vinha existentes agora encontram-se em produção integrada compondo-se de castas seleccionadas tais como: Aragonês, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Tinto Cão e Moscatel Branco e claro Syrah que dão o vinho de excelência que aqui se produz. Os vinhos Herdade dos Pimenteis são o resultado de uma vindima manual. Na adega a fermentação ocorre mediante um controle de temperatura rigoroso, que cria os vinhos finais concebidos por Paulo Fonseca.

O enólogo e produtor Robert Mondavi disse que “Fazer um bom vinho requer habilidade e conhecimento. Fazer um grande vinho requer arte.”

Há habilidade e conhecimento neste Syrah, mas há também arte! O tempo dar-nos-à razão. Só é preciso que este Syrah resista minimamente à passagem do tempo! As garrafas não são muitas e a relação qualidade – preço é mais um aspecto a beneficiar este Syrah! Nós não vamos perder tempo!

 

Classificação:18/20                                           Preço: 9,00€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.