Quinta Vale de Fornos, 100% Syrah, Tejo, 2015

Hoje temos a alegria e o prazer gustativo de apresentar o Syrah da Quinta Vale de Fornos e do ano de 2015! Syrah que já sabíamos que andava por aí mas que tardava a chegar a Lisboa! Entretanto conhecemos o Filipe Baltasar que é o director do supermercado Leclerc em S. Domingos de Rana e simultaneamente o responsável pela secção de vinhos! Em conversa franca viemos a saber que já conhecia o Blogue do Syrah e que fazia questão em arranjar o Syrah Quinta Vale de Fornos! Dito e feito! Numa semana a questão resolveu-se e valeu a pena porque se trata da melhor colheita deste Syrah ou não fosse do ano de 2015!

Syrah da Quinta Vale de Fornos, um vinho de cor granada, que segundo as notas de prova é “Muito complexo aromaticamente, destaca-se a harmonia entre a fruta madura, as compotas e as especiarias. Com uma profundidade e frescura inigualáveis, é na boca que se expressa todo o potencial de evolução deste Syrah Reserva 2015.”

Tem uma graduação alcoólica de 15%. Quatro colheitas viram até agora a luz do dia: as de 2005, 2007, 2012 e esta, em análise, de 2015.

Quinta Vale de Fornos situa-se no concelho da Azambuja, em pleno coração do Ribatejo, beneficiando de uma excelente localização e de uma deslumbrante envolvência paisagística.

A Quinta Vale de Fornos é hoje o resultado da história que ao longo dos séculos por ali passou, consolidando a sua responsabilidade cultural. Comprada por Dª Antónia Ferreira (a Ferreirinha) para oferecer à sua filha, por altura do casamento desta com o 3º Conde da Azambuja, esta propriedade foi palco de vários episódios históricos, onde figuraram tão ilustres nomes como Napoleão Cristovão Colombo.

Diz-se que nesta propriedade estiveram alojadas as tropas de Napoleão durante as invasões Francesas e pelos seus vinhedos terá também passado Cristovão Colombo a caminho da casa de D. João II em Vale do Paraíso, para comunicar ao Rei a descoberta do Continente Americano.

Sendo uma propriedade de 200 hectares que alia a herança histórica e a tradição cultural ao lazer, aos eventos e, principalmente, à produção de vinhos, a Quinta Vale de Fornos torna-se um espaço único para quem a visita, onde impera a sintonia entre as suas diversas valências, entre elas o Enoturismo e Eventos.

Com uma tradição que remonta ao século XVIII, o objectivo da Quinta Vale de Fornos é internacionalizar a sua esfera comercial, preservando os seus valores culturais e as características próprias dos seus produtos. Dispondo de uma imponente casa senhorial, cuja traça e cor, características das paredes, sempre foram mantidas, a propriedade goza de uma forte tradição, tanto pela antiguidade e pelo património, como pela ligação a ilustres famílias da Nobreza.

A Quinta de Vale de Fornos foi adquirida pelos presentes proprietários em 1972 a D. Pedro de Bragança.

Syrah da Quinta Vale de Fornos é um daqueles vinhos com peso histórico a que ciclicamente apetece regressar! Alguém disse que a “Realidade é a ilusão que se apodera da pessoa quando lhe falta vinho.”

Que o Syrah da Quinta Vale de Fornos não nos falte!

 

Classificação: 18/20                                                     Preço: 12,45€

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.