Ajuda, Herdade da Ajuda, 100% Syrah, Alentejo, 2017

Em primeiro lugar queremos desde já dar os nossos parabéns à Herdade da Ajuda que apesar de ter Syrah há mais de dez anos só agora é que avançou decididamente para a feitura de um monocasta Syrah. Em 2007 e 2009 tinham feito um blend de Syrah com Touriga Nacional mas só com a vindima de 2017 é que avançaram com um Syrah a 100%. Esta primeira colheita tem cerca de 10000 garrafas, mais precisamente 9970!

As notas de prova dizem que se trata dum Syrah de “cor violácea opaca, com aromas de frutos pretos muito maduros e taninos sedosos, que lhe proporcionam um bom volume de boca e um final prolongado.” A graduação alcoólica é de 14,5%! A enologia é da responsabilidade de António Ventura e de Alberto Capitão.

A Herdade da Ajuda está situada na freguesia e concelho de Vendas Novas, distrito de Évora e distanciada de 77Km de Lisboa, com uma acessibilidade por autoestrada.

Tem uma área cadastral total de 355,9ha, cujo ordenamento cultural assenta em manchas de vinha, sobro, azinho, cultura arvense que serve de base a produção de alimentos para satisfazer um efectivo pecuário de 246 ovelhas e 8 carneiros.

Detém uma área total de vinha de 135ha,dos quais, 26ha de castas brancas e o restante 109ha de castas tintas.

Castas Brancas:

Antão Vaz, Arinto, Verdelho, Ugni Blanc, Moscatel Graúdo, Sauvignon Blanc e Semillon

Castas Tintas:

Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Petit Verdot e obviamente Syrah!

Relativamente aos aspectos climáticos, ocorrem precipitações Médias Anuais de 502, 75 mm (em anos secos) e 667, 40 mm (em anos médios), acompanhada de uma temperatura média anual de 15,8ºC. Tem uma influência Mediterrânica, mas já com uma marca Atlântica, devido a alguma proximidade do mar.

Todo o ordenamento da vinha se encontra beneficiada hidricamente, através de um sistema de rega gota a gota. A condução do solo assenta na não mobilização com enrelvamentos naturais com o objectivo de beneficiar a estrutura do solo, aumentar a taxa de matéria orgânica no solo, capacidade de infiltração de água, diminuição da libertação de CO2 e preservação da flora espontânea que, ao servir de abrigo a espécies importantes promove o equilíbrio biológico do ecossistema vinha.

As vindimas iniciam-se habitualmente na segunda quinzena de Agosto e prolongam-se por todo o mês de Setembro. Na determinação deste período contribuem decisivamente as condições climatéricas ao longo do ciclo da cultura, desde o repouso vegetativo até a maturação fisiológica, salientando no entanto que, a par dos factores climáticos, os factores agronómicos podem favorecer ou condicionar a evolução das maturações num regime gradual e equilibrado. A produção média das vinhas ronda os 55 a 60HL de vinho por Hectare, sendo a média do teor alcoólico na ordem dos 12,5 a 13%, para o caso dos brancos, podendo variar nos tintos, entre os 13% e os 14,5% de Volume.

A actriz e escritora britânica Joan Collins escreveu que: “A idade é somente um número e totalmente irrelevante a não ser que você seja vinho.” O Syrah da Herdade da Ajuda de 2017 é um Syrah muito jovem, mas neste momento já bebível com prazer e gosto mas que apresenta um longo caminho evolutivo que será agradável ter presente e seguir com regularidade!

 

Classificação: 16/20                                                     Preço: 7,50€

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.