Bolos e pães com sabor a Syrah? É a nossa aposta!

A Finger Lakes Wine Flour é uma empresa que criou uma linha de farinhas usando restos das uvas. Mais: a sua principal responsável, Hilary Niver-Johnson, garante que a farinha mantém o sabor dos varietais!

Damos desde já a deixa: apostar em farinhas de uva Syrah que tanto quanto sabemos ainda não existe!

A linha de farinhas desta empresa sui generis possui as variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Riesling, Gewürztraminer e um “blend tinto”. Segundo Hilary, a farinha das uvas deve ser usada como complemento da farinha das receitas convencionais. Ela aponta ainda que os diferentes “sabores” mantêm os perfis de cada variedade.

“Temos tentado combinar cada farinha com uma fruta que mais chegue próximo do seu sabor. Combinamos Merlot com pratos de morango, Cabernet Sauvignon com amoras, Cabernet Franc com mirtilos, Gewürztraminer com pêssego, Riesling com maçã e Pinot Noir com cereja”, apontou. Sugere ainda misturar as farinhas em molhos de macarrão para adicionar sabor.

Que tal preparar um bolo com sabor de Merlot? Não, a ideia não é fazer uma infusão para misturar na massa, mas usar farinha da própria uva. Pelo menos é o que nos garante a  Hilary! As sementes são uma pequena percentagem do bagaço que é produzido nas vinícolas. A maior parte são peles, que possuem muitos nutrientes. É todo este bagaço que é utilizado para criar a farinha.

O mote está dado! Quem é que nos garante que não se poderão fazer coisas bem interessantes em termos de palato? Então se for de Syrah…!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.